Como preparar a carteira para o regresso às aulas Como preparar a carteira para o regresso às aulas

Como preparar a carteira para o regresso às aulas

min de leitura

Neste regresso às aulas há que começar já olhar para tudo o que vai ter que gastar para não ter despesas imprevistas.


Publicado em 09-Ago-2022 por Carina Meireles, Consultora

Já programou com antecedência estes gastos? Se não o fez pode e deve começar já! Comece por fazer uma análise ao material escolar do ano passado dos seus filhos e analise se pode ser aproveitado para este ano.

Pode dar uma nova vida a este material e torná-lo diferente com muita criatividade à mistura. Não se esqueça de envolver as crianças porque vão adorar!

Para muitas famílias, o mês de setembro é sinónimo de gastos com tudo o que implique o regresso às aulas das crianças, logo é fundamental ter uma boa organização e planeamento, minimizar os impactos no orçamento familiar e fazer as escolhas certas. O aconselhável é, existir sempre um planeamento atempado deste mês, para que os gastos sejam mais ou menos calculados e controlados.

E para tornar este processo mais facilitado, aqui ficam algumas dicas:

1. Crie um orçamento escolar

Mesmo nesta altura é importante listar o que vai gastar nos livros e material escolar, para saber o fazer com as devidas prioridades, como é o caso dos livros e de seguida o material escolar. Ter uma lista bem preparada com tudo o que vai precisar onde deve sempre comparar preços para escolher as melhores opções vai-lhe permitir poupar dinheiro principalmente no material escolar se aproveitar as promoções e marcas brancas por exemplo.

2. Aproveite material escolar

Pode sempre aproveitar de outras crianças da família ou amigos, o material escolar de uns anos para os outros. Desta forma vai conseguir poupar dinheiro, podendo só comprar algum material que seja mesmo necessário e aos preços mais baixos.

3. Compare os preços antecipadamente

A melhor forma de o fazer, passa por comparar preços online nomeadamente no que toca ao material escolar, porque nesta altura podemos e devemos sempre olhar para os preços e comparar as várias opções. Pode sempre optar, por exemplo, pelos hipermercados e pelas marcas brancas que ficam bem mais em conta, com diferenças significativas de preços face às restantes marcas. Uma outra opção poderá passar por comprar nas livrarias das escolas que se tornam mais interessantes no que toca a contar para o IRS.

Portanto já sabe, o regresso às aulas não deve ser uma preocupação se fizer tudo com a devida preparação e antecedência, para termos tudo muito bem planeado e conseguirmos uma gestão orçamental adequada, para que tudo possa correr conforme planeado, quer com as despesas, quer com a poupança que possa ser possível concretizar.