Como poupar nas compras de Natal Como poupar nas compras de Natal

Como poupar nas compras de Natal

min de leitura

As tentações para gastar são inúmeras nesta altura do ano, mas com estas 10 dicas vai fazer tudo o que está na lista e ainda conseguir poupar.


Publicado em 07-Dez-2023

Entre presentes, festas de amigos e família, a consoada e o réveillon, dezembro é um mês terrível para as finanças pessoais.  Por isso, é perfeitamente natural que se tente poupar nas compras de Natal, e felizmente existem algumas boas estratégias para o conseguir. Mantendo o orçamento equilibrado ou até  poupando uma boa parte do subsídio de Natal, mas oferecendo presentes a toda a gente da lista. Vamos começar a perceber como por aqui:

1. Fazer uma lista de presentes

Como poupar nas compras de Natal | Unibanco

A lista tem dois objetivos: o primeiro é não esquecer ninguém importante (acontece aos melhores) e o segundo é evitar compras impulsivas, numa lógica de “logo se vê a quem dar”.  Assim, escolhe os presentes certos para a pessoa certa.  

2. Comparar preços

Como poupar nas compras de Natal | Unibanco

Nem tudo custa o mesmo em todas as lojas, e nenhuma tem sempre os melhores preços, por isso, quando já sabe o que quer comprar, pode e deve pesquisar sempre os preços antes de tomar uma decisão – especialmente no caso daqueles presentes mais especiais. É por isto, também, que deve fazer a lista anterior. Fazê-lo não é nada complicado, basta uma rápida pesquisa online para se perceber os preços em várias lojas.

3. Aprender a trividir

Como poupar nas compras de Natal | Unibanco

Realizar todas as compras de Natal com o cartão UNIBANCO é a forma mais fácil de poupar, use a APP UNIBANCO para dividir as suas compras acima de €150 em 3 vezes sem juros, desde que pague os fracionamentos na totalidade.

4. Criar um orçamento

Provavelmente deveríamos ter começado por aqui, porque o primeiro passo será sempre a definição do valor que pretende (ou pode) gastar no Natal. É importante incluir não apenas os presentes, como outras despesas relacionadas com o Natal, como as decorações, os supermercados e os restaurantes, ou as deslocações, caso vá para fora.

5. Aproveitar as promoções e os descontos

Como poupar nas compras de Natal | Unibanco

Na tentativa de atrair os compradores, muitas lojas oferecem descontos ou promoções nesta altura, e pode ser uma boa ideia aproveitar. Tendo o cuidado de não acreditar no primeiro desconto que aparecer e verificar sempre os preços.

6. Comprar com antecipação

Estamos ainda no início do mês, por isso não deixe tudo para a última hora, o que geralmente “obriga” a compras impulsivas e sem a devida pesquisa de preços.

7. Faça você mesmo

Como poupar nas compras de Natal | Unibanco

Nem todos os presentes precisam de ser comprados. Existem centenas de coisas que se podem fazer em casa e dão muitas vezes um presente mais pessoal e estimado. E uma alternativa mais económica. Decorações, molduras com fotos, mapas de viagens, compotas… pode consultar estas 116 ideias, mas a internet esta repleta de sites semelhantes. Funciona também para as suas próprias decorações de Natal.

8. Cuidado com os custos marginais

Lembre-se de apontar todas as despesas, contabilizando todos os custos dos presentes, como as embalagens ou sacos, os cartões para acompanhar, os custos de entrega, no caso de compras online, etc.  

9. Amigo secreto

Como poupar nas compras de Natal | Unibanco

O amigo secreto ou os sorteios de presentes são uma excelente alternativa que deve ser encorajada. Assim, cada pessoa compra apenas um presente, reduzindo os custos.

10. Usar programas de fidelidade

Ao fazer muitas das compras numa loja com um programa de fidelidade associado será possível acumular pontos e obter descontos nas compras seguintes.

E pronto, aqui ficaram 10 dicas de poupança, na esperança de que este Natal traga muita saúde a todos os que o rodeiam e às suas finanças pessoais, porque este país não é para gastadores…