Como poupar na Black Friday Como poupar na Black Friday

Como poupar na Black Friday

Estamos no mês em que o incentivo às compras poderá ser maior por causa da conhecida Black Friday.


Publicado em 24-Nov-2021 por Carina Meireles, Consultora

Muitos são os portugueses a aproveitar este dia para fazer compras, o que já se tem vindo a tornar um hábito para muitas famílias. Mas tenha muita atenção às compras que faz, para não sair prejudicado, pois é relativamente fácil deixar-se levar neste dia e gastar bem mais do que o suposto.

E para que tudo corra da melhor maneira e tome as decisões mais acertadas, aqui ficam algumas dicas para sua análise:

1 – Prepare as compras

Se fizer compras online, pode adicionar tudo ao carrinho no dia anterior. Desta forma, no dia seguinte, só terá de confirmar se está tudo correto, preço, artigo, quantidade, etc., e concluir a compra. Assim está a ganhar tempo também para amadurecer a sua decisão, fazendo uma compra mais consciente e, claro, a carteira agradece. Deste modo poupa também tempo e dinheiro!

2 – Comparar os preços na hora de escolher

Não basta só olhar para o preço e tomar logo a decisão, é importante analisar e para isso a melhor maneira é na pesquisa online. Pode começar, por exemplo, com @kuantokusta, para ajudar a comparar os preços e saber extamente com o que pode contar, podendo analisar inclusive com mais detalhe, porque o importante não é só o preço.

3 Escolha a altura do dia mais correta

Se pretender ir à loja física fazer a sua compra, é aconselhável que o faça logo de manhã, de modo a evitar filas de espera e a ter uma maior probabilidade de encontrar o que pretende de maneira mais rápida e ainda haver stock na loja. Se fizer a compra desta forma, vá já com tudo organizado por categorias, se for mais do que uma compra em mais do que uma loja, não se esqueça da lista com detalhe, para evitar perder tempo.

4 – Listar as compras necessárias

Ter uma lista do que pretende gastar é importante para se orientar nos seus gastos. Não é de todo o objetivo aproveitar a Black Friday para gastar dinheiro no que não precisa, só porque está com um preço mais barato.

Mesmo com a Black Friday é preciso ter tudo bem organizado, porque, tendo de gastar dinheiro, deve saber em quê e se faz mesmo sentido. Desta forma, vai ajudar na organização e controlo das despesas do que vai querer comprar.

5 – Antecipar as compras dos presentes de Natal

Pode sempre com a devida organização antecipar algumas das compras que pretenda fazer já a pensar no Natal, mas tenha os custos também aqui controlados, tendo nesta lista aquilo de que precisa e o nome a quem vai dar. Desta forma, vai poder poupar algum dinheiro e também não tem de deixar certas compras para a última hora, conseguindo poupar algum dinheiro com os descontos.

Portanto, uma das coisas mais importantes a fazer deve ser um planeamento de quanto pode gastar e não ultrapassar esse valor e pensar bem antes de finalizar a compra, isto é, se fará mesmo sentido o gasto em causa. Já diz o ditado “o barato sai caro”, e por isso mesmo faça sempre um orçamento também para que nada falhe e tudo resulte.

Por C-Studio / Cofina Media