Como organizar as Finanças em 2022
min de leitura
E como estamos quase a começar o novo ano, é preciso que tudo fique preparado para o receber de braços abertos.
Publicado em 14-Jan-2022 por Carina Meireles, Consultora
A melhor forma de o fazer, é organizar todos os objetivos, desejos, conquistas que vai querer realizar em 2022 e tudo o que gostaria de ter feito também com a sua vida financeira em 2021 e não conseguiu.
E porque é importante começar desde já, aqui ficam algumas dicas para ajudar a saber por onde começar e desta forma conseguir concretizar as suas resoluções financeiras em 2022.
1 – Analise todos os seus seguros
Quando falamos em gastos, também os seguros representam uma fatia importante no nosso orçamento, mesmo que alguns possam ser uma vez por ano, como é o caso do seguro automóvel.
Por exemplo, que tipo de seguro tem? Tem danos próprios? Quantos anos tem o seu automóvel? Então fica já com esta informação que é aconselhável fazer um seguro de danos próprios, só durante os primeiros cinco anos após a aquisição da viatura nova. A partir dessa data a desvalorização é mais acentuada e pode estar a pagar mais pelo seu seguro e não ser compensatório.
2 – IRS
Comece já a preparar e a organizar bem as suas despesas no e-Fatura. Não deixe despesas pendentes no e-Fatura. Veja bem para não cair no esquecimento, por exemplo, as despesas de saúde e educação que são tão importantes como as restantes.
Valide tudo até Fevereiro e não se esqueça de declarar a composição do agregado familiar no Portal das Finanças até 15/02.
3 – Preparar a reforma
Se ainda não está a preparar a sua reforma, deve começar já este ano. Quanto mais cedo começarmos melhor, porque se prevê que em 2045 as pensões tenham reduções que podem chegar aos 50%, por isso é urgente programar a sua reforma.
Pode optar por um PPR sob a forma de seguro se não quiser assumir riscos, mas as rentabilidades são significativamente mais baixas. No caso de um PPR de Fundos existe o risco de capital associado, mas que se pode tornar num potencial, dependendo também de quanto tempo lhe falta para a reforma, entre outros aspetos a ter em consideração. Analise bem o mercado ou fale com o seu Banco ou mediador de seguros, para ver a melhor solução. Não se esqueças de também aqui analisar os custos (comissão de subscrição, gestão e resgate). Tudo conta!
4 – Despesas de manutenção de conta
Sabia que pode reduzir as suas despesas de comissão de gestão de conta? Está a pagar uma comissão no seu banco?
Então a primeira coisa a fazer é saber quanto está a pagar pela sua conta e que alternativas tem, nomeadamente na concorrência.
Já ouviu falar na conta de serviços mínimos? Pois bem esta conta tem um custo anual que não chega aos 5€ por ano, o que para muitos Bancos este valor pode corresponder ao pagamento de uma mensalidade da conta. Analise bem as condições, porque uma das coisas mais importantes para poder ter esta conta, é que não pode ter mais contas à ordem. Desta forma pode poupar em muitos casos mais de 60€ ao ano.
Estas são algumas das dicas que pode aproveitar para pôr em prática em 2022 e definir estratégias de atuação para que o seu novo ano comece da melhor forma.
Tenha tudo bem planeado e organize bem os seus gastos nos respetivos meses, tendo sempre presente que existem meses que pode ter que gastar mais dinheiro, como por exemplo, o mês do pagamento do seguro automóvel, o mês do regresso às aulas, etc.
Tudo fica mais fácil, se pensado com antecedência.
Feliz Ano Novo!
Instagram:http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook:https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/
Linkedin:https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira
Site:https://www.carnameireles.pt
Por C-Studio / Cofina Media