As melhores dicas dos avós para planear a reforma As melhores dicas dos avós para planear a reforma

As melhores dicas dos avós para planear a reforma

min de leitura

A 26 de julho comemora-se o Dia Mundial dos Avós. Desculpa perfeita para lhes dedicar mais tempo, mas também para começar a preparar uma reforma dourada.


Publicado em 23-Jul-2021

É já no dia 26 de julho que se celebra o Dia Mundial dos Avós , chamando a atenção para o seu papel na sociedade, para os seus conhecimentos e experiência, que devem ser aproveitados pelas gerações mais novas. “Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?” como referiu o Papa Francisco a propósito. Por isso que ninguém se esqueça de estar com os idosos da família ou telefonar-lhes, aproveitando, quem sabe, os seus conselhos para melhor preparar esta altura da sua vida. Sim, porque este também pode ser um dia de reflexão sobre a futura reforma.

As melhores dicas dos avós para planear a reforma | Unibanco

Após uma longa vida de trabalho e preocupações, o descanso é devido e merecido. O melhor desta fase é ter tempo para estar com a família e amigos, para fazer a viagem com que sempre sonhou, assistir a concertos e espetáculos ou dedicar-se a outros projetos pessoais. No entanto, para concretizar estes planos não basta ter saúde, será necessário ter também o rendimento disponível – e, para isso, há que saber como preparar esta nova fase da sua vida.

Planear a reforma: Quando começar?

A regra de ouro é: quanto mais cedo melhor. É verdade que aos 30 anos ninguém quer sequer ouvir falar em reforma, quanto mais planear uma, mas quanto mais cedo começar, menor será o esforço final. E terá muitos mais anos para conseguir capitalizar o investimento.

Abrandar o ritmo

Preparar a reforma não é só uma questão de dinheiro. Passar de dias cheios de afazeres para dias seguidos sem nada para fazer pode ser extremamente difícil de gerir mentalmente. Sobretudo para profissionais que levam vidas muito agitadas, esta transição pode ser um choque a não ser que comece também a abrandar o ritmo uns anos antes.

As melhores dicas dos avós para planear a reforma | Unibanco

Gerir os tempos do casal

Em casais com idades diferentes, o mais comum é um deles reformar-se antes do outro, e este período de transição também pode criar mais momentos de tensão. Nestes casos, é muito importante a partilharem todos esses sentimentos para ultrapassarem o momento em conjunto. Afinal, não passa de uma situação transitória.

Aproveitar os instrumentos financeiros

O mercado oferece dezenas de produtos financeiros destinados à aposentação, como os PPR. Mas os níveis de risco não são todos iguais, por isso tenha esse fator em atenção antes de escolher o produto mais adequado ao seu perfil. Alguns assumem a forma de seguro, geralmente com capitais garantidos, e outros de fundos com maior potencial de ganhos, mas com menor garantia de capitais. Uma boa alternativa será começar por investir num PPR de fundos, trocando depois para um produto mais seguro quando a data da reforma se aproximar. Isto para não correr o risco de perder as suas poupanças na reta final da vida ativa.

As melhores dicas dos avós para planear a reforma | Unibanco

Seja resiliente

O termo está em voga, mas lembre-se que o planeamento da reforma não é um sprint, mas uma corrida de fundo. Não se precipite a vender fundos – que geralmente oferecem um bom rendimento – só porque num dado momento estão a perder dinheiro. A estratégia deverá ser sempre de longo prazo, até porque os benefícios fiscais dos PPR aumentam também com a duração do plano.

Nobres objetivos

Estar reformado não tem de ser sinónimo de passar os dias sentado no sofá, a ver televisão, ou no parque a ver os pombos. Trata-se de um novo começo onde pode fazer as viagens com que sempre sonhou, os hobbies que nunca aprendeu ou dedicar-se em voluntariado às causas sociais que o trabalho sempre anulou. Este último caso será uma das melhores formas de se manter ativo e ocupado, em contacto com outras pessoas e dedicado a uma causa nobre. Melhor, não implica geralmente uma despesa extra, ao contrário de viajar pelo mundo fora, por exemplo. O importante é fazer planos, exequíveis, e definir objetivos para quando deixar de trabalhar. Assim, no dia em que fechar essa porta tem outras prontas para serem abertas.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.