A importância de poupar com regularidade A importância de poupar com regularidade

A importância de poupar com regularidade

min de leitura

A poupança é cada vez mais importante na vida de todos, e faz sentido começar a pensar nela desde cedo.


Publicado em 29-Out-2021 por Carina Meireles, Consultora

Muitos portugueses parecem estar mais conscientes da importância de poupar dinheiro, muito fruto desta pandemia.

Estamos a caminhar para uma data com bastante significado que é o dia 31 de Outubro, dia Mundial da Poupança, e como forma de assinalar esta data este artigo tem o propósito de dar a conhecer alguns passos importantes a ter em conta, para melhorar a vida financeira, bem como prepará-la ao longo do tempo, de forma mais sustentada e controlada, permitindo uma melhor e mais adequada gestão do dinheiro.

E para dar mais significado a este dia, de seguida serão abordados conceitos, que devem sempre fazer parte da sua vida financeira.

Dicas para poupar dinheiro

1 – Fundo de Emergência

Se ainda não tem um Fundo de Emergência, então deve estar no Top 3 das suas prioridades financeiras! Afinal, o que acontece se perder o seu emprego? Ou se tiver uma despesa inesperada e que não pode adiar? Esta crise veio nos colocar à prova e fazer ver que devemos estar ao máximo prevenidos, para que não existam impactos muito significativos nas nossas finanças pessoais.

“Mas como sei qual o valor que devo poupar para um fundo de emergência?”

É simples, calcule as suas despesas mensais (ponto extra para quem já as tiver calculado!) e multiplique esse valor por 6, e esse é o valor aconselhável que deveria ter no seu fundo de emergência. Desta forma, conseguiria viver 6 meses apenas deste fundo.

Este valor pode ser criado por exemplo, canalizando um valor mensal do seu ordenado diretamente para uma poupança programada, de preferência que saia da sua conta exatamente no dia em que recebe o ordenado, porque dessa forma já não conta com esse valor e os Bancos fazem isso de uma forma muito simples.

Para isso, basta só definir o montante que quer dar como entrada inicial, o valor que quer colocar mensalmente na poupança sempre em função das suas possibilidades, definir o dia e já está! Atenção que estas poupanças permitem poupar montante baixos por mês como por exemplo 10€, não podendo ser o objetivo principal a rentabilidade, por ser praticamente nula. Estamos sim a criar um hábito de poupança e os montantes estão sempre disponíveis, sendo outra das vantagens poderem acrescentar mais dinheiro sempre que possível.

A importância de poupar dinheiro com regularidade, permite definir objetivos, o que se aconselha que criar um Fundo de Emergência seja um deles.

2 – Planeamento de Despesas

Também a definição de objetivos financeiros, através de um planeamento das despesas ao longo do tempo, vai ajudar a que esta concretização seja possível, desde que bem organizada no tempo.

E como não poderia deixar de referir, a importância da família neste mundo das finanças torna-se cada vez mais relevante para o aumento da literacia financeira.

3 – Poupar em Família

Envolver toda a família, incluindo as crianças nesta aprendizagem de como aprender a poupar dinheiro, vai fazer com que, com o tempo se tornem familiarizados com conceitos que fazem parte do dia a dia da vida de muitas famílias, e que se bem definidos, planeados e organizados podem fazer a diferente no presente e no futuro.

É claro que poupar em família é melhor, mais fácil e mais importante, porque a partilha de conceitos financeiros ajuda na elaboração de estratégias e definição de objetivos de poupança que poderão ajudar a ter um futuro melhor.

Instagram:http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook:https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/
Linkedin:https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira
Site:https://www.carnameireles.pt

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.