12 Dicas para poupar no combustível 12 Dicas para poupar no combustível

12 Dicas para poupar no combustível

12 Dicas para poupar no combustível

Com os preços dos combustíveis a bater todos os recordes de subida, torna-se fundamental perceber o que podemos fazer para baixar os consumos.


Publicado em 07-Jul-2021

Com uma condução mais eficiente, e uma atitude mais responsável, estamos a poupar na carteira, no planeta e até no tempo de vida útil do automóvel. Tudo vantagens, especialmente agora, que os preços dos combustíveis ultrapassaram tudo o que é racional. Vamos então ver o que podemos fazer no dia-a-dia para poupar nas idas à bomba – nem ir a Espanha.

1 Estacionar à primeira

Se é daqueles que nunca desiste até encontrar um lugar “mesmo à porta”, saiba que há vantagens em pensar o contrário. Se descobrir um lugar perto do destino aproveite-o, até porque a probabilidade de encontrar algo melhor em cidade é geralmente reduzida. Mas gastam-se muitos litros de combustível nessas buscas, por ano. Depois, se afinal houvesse um lugar de estacionamento melhor, também não vale a pena zangar-se, porque está a caminhar e isso faz muito bem à saúde.

12 Dicas para poupar no combustível | Unibanco

2 Start/Stop

Não, o sistema Start/Stop não estraga o automóvel, mas  permite poupar nas viagens de abastecimento. Segundo os estudos, o arranque consome apenas o equivalente a 1 segundo de motor ligado, por isso basta fazer as contas ao tempo parado em semáforos…. Use-o, não o desligue como alguns.

12 Dicas para poupar no combustível | Unibanco

3 Não vale a pena carregar lastro

Não será por acaso que uma das primeiras medidas adotadas pelas companhias de aviação para baixar os custos com o combustível é precisamente diminuir a carga. Tudo conta, desde o peso dos assentos à quantidade de água levada a bordo, medida ao litro. Ou seja, quanto mais peso, maior o consumo e, provavelmente transporta algumas coisas completamente desnecessárias no porta-bagagens. O Instituto de Mobilidade Terrestre (IMT) estima o potencial de poupança desta medida em 3% no consumo, o que ao fim de 20 ou 30 mil quilómetros…

4 Bagageiras suplementares

O mesmo aqui. As malas de tejadilho podem ser imprescindíveis para grandes viagens, ou em situações muito particulares, mas no resto do ano? Pior, além do peso estragam ainda a aerodinâmica do veículo, por isso deviam estar instaladas apenas e quando fossem realmente necessárias.

12 Dicas para poupar no combustível | Unibanco

5 Jogar à defesa

As acelerações bruscas consomem 10% mais de combustível. Pelo contrário, jogar por antecipação, tirando o pé do acelerador para diminuir gradualmente a velocidade (ao chegar a um semáforo por exemplo), revela-se um pequeno hábito que ajuda a poupar cerca de 2% mais de combustível. Uma condução suave e defensiva é essencial, tal como manter uma velocidade o mais possível constante, e dentro dos imites de velocidade estabelecidos, porque um aumento de 10% na velocidade provoca um aumento de 15% no consumo.

6 Vidros fechados

As janelas abertas estragam a aerodinâmica do veículo e aumentam o consumo. Idealmente deviam estar fechadas, sobretudo a velocidades mais elevadas, como em autoestrada, e  obviamente sempre que o ar condicionado estiver ligado – ou os ganhos climáticos voam pela janela.  

7 Condicionar o ar

É uma das grandes invenções da humanidade – comparável à roda – mas infelizmente demasiado sequioso. Até meio litro de combustível por hora, segundo dados do IMT. Compreendemos que ninguém deve sofrer com o excesso de calor, mas é importante tentar ser regrado nesta utilização.

12 Dicas para poupar no combustível | Unibanco

8 Cartões promocionais

Sabe o que são, quase todas as gasolineiras os têm, muitas vezes associadas a espaços comerciais. A ideia é aproveitar um gasto que já existe, seja com os abastecimentos, seja com as compras de supermercado, por exemplo, para ganhar vantagens na outra. Como os descontos podem ser significativos, estes cartões são para serem aproveitados ao máximo.

9 Pneus em bom estado

Os pneus são o único ponto de contacto entre o carro e a estrada, e mesmo pequenas diferenças de pressão contribuem para um maior desgaste, mais atrito e um maior consumo. Isto para além das evidentes questões de segurança. Assim, a pressão deve ser verificada todos os meses, para garantir que está conforme as recomendações do fabricante. Isso pode representar uma poupança adicional na ordem dos 3%.

10 Manutenções regulares

Um motor em perfeita forma funciona muito melhor do que um em esforço, com filtros entupidos ou óleos que perderam a viscosidade. Mantenha por isso o automóvel com as manutenções em dia, nunca se esquecendo de alinhar a direção também.

12 Dicas para poupar no combustível | Unibanco

11 Aviso à navegação

Procure sempre o melhor percurso. Num GPS, por exemplo. Mesmo em trajetos habituais, porque as condições alteram-se. Verifique também o estado do trânsito, e quais as horas piores, para tentar fugir dessas alturas. Uma viagem bem planeada não é só mais rápida, é meio caminho andado para poupar combustível.

12 Não conduza

Este conselho final é, obviamente, o melhor. Nada poupa mais combustível do que deixar o automóvel sossegado. Assim, em pequenos trajetos procure dispensar o veículo por completo, optando por fazer a viagem a pé ou de bicicleta, o que ainda por cima traz grandes ganhos para a sua saúde. Outra boa opção será a utilização de transportes públicos, em cidade e mesmo em viagens maiores.  

12 Dicas para poupar no combustível | Unibanco

Por C-Studio / Cofina Media