Vamos dar uma nova vida ao terraço Vamos dar uma nova vida ao terraço

Vamos dar uma nova vida ao terraço

min de leitura

Uma pequena varanda ou terraço pode, facilmente, tornar-se no espaço mais acolhedor e carismático da casa. Só precisa de um pouco de atenção…


Publicado em 17-Jun-2022

Quem tem um espaço exterior em casa, mesmo que uma pequena varanda, tem uma sorte extra. Por isso, há que dar-lhe o devido valor e cuidar da decoração do seu terraço com um carinho redobrado agora que chega o Verão. Eis algumas dicas.

As melhores marcas

Às vezes o barato sai caro. Nem sempre aquela promoção que vemos no supermercado é a melhor ideia. Não será por acaso que existem várias marcas especializadas em design de exteriores – além de linhas bem desenhadas, são feitos em materiais que resistem a tudo. Espreite nomes como Gandía Blasco, Roda ou Paola Lenti. E mesmo que não pretenda fazer um investimento tão grande, esta investigação pode servir de ponto de partida para avaliar prós e contras de todas as opções existentes no mercado.

Diálogo interior-exterior

A varanda ou mesmo um terraço fazem parte da sua casa. Por isso a sua decoração deve manter um diálogo coerente com as escolhas estéticas que fez para o interior. Isto não significa que o decore a condizer, mas deverá estar dentro da mesma linha. E também não quer dizer que pode fazer destes espaços um lugar para colocar móveis e objetos que já não gosta de ver dentro de casa. Somos a favor da reciclagem, mas não da transformação dos terraços em armazém. E não descure detalhes como o ar-condicionado que não deverá ficar visível – poderá cobri-lo, por exemplo, com uma treliça.

Viva o verde!

Um terraço sem plantas não é um terraço. E não vale arranjar desculpas ou pensar em plantas artificiais. Existem inúmeras plantas de exterior que são resistentes ao frio e ao calor, e a cuidadores pouco atentos. É o caso das trepadeiras que são muito fáceis para cuidar, ou de plantas que pode pendurar no teto e que transformarão seu pequeno espaço ao ar livre numa selva tropical.

Um espaço para comer

Não interessa se o espaço é mínimo, mas uma pequena mesa para tomar o pequeno-almoço ao ar livre ou beber um copo ao final do dia é essencial. Se o espaço for mesmo muito reduzido, existem sempre mesas dobráveis ou rebatíveis que pode fixar na parede. Em alternativa, e se a sua casa for perto da praia ou de um campo, pode sempre montar uma mesa lá fora para receber os amigos… afinal um terraço pode ser onde um homem quiser!

Estilo mediterrâneo

As fibras naturais, madeira e os materiais como o barro ou a pedra são uma tendência forte este ano, que pode ser conseguida com detalhes simples como paredes caiadas de branco, redes em cores neutras e franjas longas, estilo boho-chic.

Cor, a melhor aliada do Verão

Aproveita a tendência na moda e utiliza-a também para decorar, enchendo a casa de cor. Seja em têxteis ou loiças coloridas, em cadeiras ou até mesas de apoio coloridas para pousar as bebidas, ou ainda um guarda-sol  com tecido impermeável para se proteger dos raios de sol.

Um recanto para relaxar

Ter um espaço ao ar livre onde pode relaxar, ler um livro ou dormir a sesta, pode mudar a sua vida. A solução ideal é a tradicional rede, pois quando não está a ser utilizada pode dobrar-se facilmente e não ocupa espaço (inspire-se também na ideia do mosquiteiro para um descanso livre de insetos). Em alternativa, uma simples cadeira, como este modelo Acapulco pode ser uma boa solução.

´No final, não se esqueça de contar com as soluções Unibanco para dar uma alma nova ao seu terraço. Optando por um Crédito Pessoal com condições favoráveis ou aproveitando as vantagens dos cartões de crédito Unibanco, como o pagamento em 3X sem juros.