Tiago Aldeia fala-nos do seu refúgio no campo Tiago Aldeia fala-nos do seu refúgio no campo

Tiago Aldeia fala-nos do seu refúgio no campo

min de leitura

O ator Tiago Aldeia está a construir uma lindíssima casa de campo, sustentável e plenamente integrada na natureza, como nos conta neste podcast


Publicado em 22-Out-2021

Tiago Aldeia entra diariamente em nossas casas. Sobretudo nas de quem elege a SIC, canal onde participa em dois programas em horário nobre, a sitcom com João Baião Patrões Fora e a novela Amor Amor.

Ora, como “amor com amor se paga”, chegou a nossa vez de entrar na sua ou, pelo menos, no estaleiro já que o refúgio de sonho ainda não está concluído….

Tiago Aldeia fala-nos do seu refúgio no campo | Unibanco

“Nascido e criado em Lisboa”, Tiago Aldeia sentiu desde cedo “uma enorme necessidade de estar em contacto com a natureza, e escapar todos os fins de semana que podia para o campo”. Essa ânsia não esmoreceu com o tempo, e há uns meses decidiu então tornar a ligação mais permanente, avançando para a construção de um porto de abrigo longe da cidade.

Descoberta a localização ideal, a escolha para a habitação recaiu numa casa em madeira, porque assim conseguia uma integração mais completa com o meio envolvente. Mas também porque, ambientalmente, é uma solução muito mais sustentável. “Compete-nos fazer o melhor possível para tentar preservar o planeta” diz, com muita razão.

Tiago Aldeia fala-nos do seu refúgio no campo | Unibanco

Mas que ninguém confunda esta geração de casas de madeira com uma pequena choupana pré-fabricada. Existem em todos os tamanhos e formatos, o isolamento acústico e climático é muito superior, e Tiago pode decidir exatamente como queria a sua, criando um pátio interior e personalizando cada elemento. Um verdadeiro serviço “por medida”, mas “com um terço das chatices” alerta, já que a casa é feita em fábrica e apenas montada no terreno.

Sempre que o tempo entre gravações permitia, Tiago Aldeia vinha dar uma pequena ajuda na construção, como foi o caso do muro de fundação, onde a casa vai assentar ou plantando mais algumas árvores no terreno.

Na sua conta de Instagram conseguimos acompanhar alguns desses momentos – e não dá mesmo vontade de dar uma mãozinha?

Filho do ator António Aldeia, Tiago revelou desde cedo a sua paixão pela arte do teatro, tendo participado em várias peças no núcleo de Teatro da Escola Secundária D. João V, do qual fazia parte. Mas foi como o “Rodas”, nesse fenómeno chamado Morangos com Açúcar que Tiago Aldeia se tornou conhecido do grande público. De então para cá não mais saiu das luzes da ribalta, passando por todos os canais nacionais e pelo grande ecrã, onde protagonizou, por exemplo, o mais recentemente filme de José Oliveira, Os Conselhos da Noite, uma verdadeira homenagem à cidade de Braga. Tiago interpreta a personagem principal, Roberto, um ex-jornalista desiludido com a vida e que decide regressar à sua cidade natal, encontrando-a bem mais vibrante do que se recordava.

Tiago Aldeia fala-nos do seu refúgio no campo | Unibanco

Para realizar este sonho, Tiago recorreu a um crédito pessoal UNIBANCO, sem o qual, admite, teria tido muito mais dificuldades em concretizar o projeto – ou pelo menos não o teria conseguido da maneira como sonhava.

E assim, passo a passo, a casa continua a ganhar forma. Na realidade já devia ter sido concluída, mas os atrasos nas entregas de matérias-primas, os mesmos que afetam praticamente todas as indústrias do planeta, implicaram sucessivos adiamentos e a data de estreia está agora agendada para novembro. Assim vai tendo mais tempo para preparar a festa de inauguração, reconhece com humor: “tendo em conta o levantamento das restrições da DGS, acho que temos de fazer uma bela festa”.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.