Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças

Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças

Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças

As escolas já não promovem visitas de estudo, mas não vamos privar os mais novos de viver essa experiência. Com a vantagem de, agora, também podermos participar.


Publicado em 26-Out-2020

Em tempos de covid-19 as escolas deixaram praticamente de fazer visitas de estudo, por isso cabe-nos a nós promover essas experiências. Com ênfase no conhecimento, e na diversão! É a melhor forma de aprender.

Oceanário de Lisboa

Venha dar um mergulho até ao Oceanário. Para mais porque, até ao final de outubro, estão em vigor algumas promoções bem interessantes: 5 euros de entrada até aos 25 anos, 50% na loja, etc., etc. Além disso – e da visita normal – tem patente a exposição ONE, O Mar como nunca o sentiu. Uma exposição incrível resultado de oito meses de filmagens em território marítimo português e uma pós-produção com recurso a inteligência artificial que vai surpreender. Uma experiência imersiva para realmente sentir o mar e a vida dos seres vivos que nele habitam.

Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças | Unibanco

Quinta Pedagógica dos Olivais

Queixamo-nos – e com razão – de como as crianças urbanas perderam o contacto com a natureza e o campo, mas sabia que existem várias quintas urbanas que promovem precisamente esse contacto? É o caso da Quinta dos Olivais, em Lisboa, onde as famílias podem aprender a alimentar e a cuidar de galinhas, porcos, patos, ovelhas, burros, cabras, vacas e uma infinidade de outros animais de duas e quatro patas. São cerca de dois hectares e muitas atividades para ficar por dentro de um dia a dia na quinta. Neste fim de semana (24 e 25 de outubro), existem mais duas atividades pedagógicas para descobrir “a importância dos frutos e legumes na nossa dieta” e para aprender como as plantas podem ser “tão úteis e benéficas no nosso dia a dia”.

Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças | Unibanco

Pavilhão do Conhecimento

Viral! Foi uma das exposições mais visitadas de sempre no pavilhão, inclusivamente requisitada por outros centros de ciência europeus, e agora voltou à cena com informações atualizadas sobre a covid-19. Assim, e até fevereiro de 2021, venha descobrir como contagiar uma multidão… até com o seu ritmo de dança. Saber como somos contagiados por bocejos e gargalhadas, capturar um gangue de bactérias e vírus de ar inocente e conhecer o maior agente de contágio!

Viagem pelo centro da cidade

Já diz o ditado: “Em casa de ferreiro espeto de pau” e há muitas crianças – demasiadas? – que mal conhecem os centros históricos das suas próprias cidades. E esta até é a altura ideal, já que Lisboa e Porto (e outras) estão relativamente livres de turistas. Por isso, pegue nas crianças, nos telemóveis e nas máquinas fotográficas e parta numa viagem como se fosse um turista, sem falhar os principais monumentos e explicando tudo. Lembre-se, o telemóvel é uma porta de conhecimento. No final, terão muitas fotos para mais tarde recordar.

Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças | Unibanco

Museu de História Natural do Porto

O polo central do museu, na Baixa, acolhe neste momento a exposição Um Século e Tanto – 130 Anos de National Geographic (patente até 27 de dezembro). A mostra relata a grande aventura desta sociedade, cujo trabalho coincidiu basicamente com o século em que a humanidade explorou cada recanto do mundo, e ligou todas as suas culturas. O século em que o mundo mais mudou, como se vai ver. A exposição recolhe muito material daquela instituição, mas também da nossa Sociedade de Geografia de Lisboa ou do Museu de Marinha.

Vale também a pena comprar o bilhete combinado (€8 adultos; €3,5 estudantes) e dar um salto também à Galeria da Biodiversidade, no outro polo do Museu (Jardim Botânico) e assim descobrir uma instalação com 1.000 ovos suspensos, 400 raças de cães, ouvir o coração de uma baleia a bater e ver o esqueleto de outra. E muito mais.

Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças | Unibanco

Parque Biológico de Gaia

E que tal calçar os melhores sapatos de caminhada e levar os mais pequenos num passeio de 3 km dentro deste Parque de Gaia com 35 hectares, onde vivem, em estado selvagem, centenas de espécies de animais e plantas. Foi o primeiro centro permanente de educação ambiental do país, e não se limita a promover a contemplação da natureza, pois organiza também uma série de atividades para toda a família que levam até à descoberta de Isaac Newton ou Darwin – os dois maiores expoentes da biologia e da física – aqui mesmo, dentro do parque.

Seis programas educativos e divertidos para levar as crianças | Unibanco

Por C-Studio / Cofina Media