Renovação: Vamos fazer um quarto novo? Renovação: Vamos fazer um quarto novo?

Renovação: Vamos fazer um quarto novo?

min de leitura

E que tal transformar o quarto numa linda bolha de tranquilidade? Um local onde podemos realmente descansar do stress de todos os dias.


Publicado em 28-Set-2020

A renovação do quarto é, provavelmente, a mais recompensadora de toda a casa. Em primeiro lugar porque não se trata de uma casa de banho nem de uma cozinha, que normalmente implicam partir paredes, mudar canos, fazer muito pó e sujidade.  Aqui lidamos sobretudo com tintas e papel de parede, mobiliário e têxteis. É muito mais simples, mais barato – e muitas das coisas pode fazer você mesmo(a).

O quarto é, também, a divisão mais “nossa” da casa. Aquela onde não entram visitas, onde só estamos nós, e onde geralmente passamos mais tempo. Dirão que a maior parte dele a dormir, e com razão, mas o ambiente onde adormecemos e acordamos tem uma óbvia influência sobre a qualidade do sono, ou a forma como encaramos o resto do dia. E agora, mais do que nunca, é fundamental termos esse nosso pequeno paraíso: um íntimo, confortável, acolhedor.

Os tons pastel são bons para relaxar

Uma parede de destaque, cheia de cores vibrantes, acrescenta definitivamente um toque interessante a uma decoração. Mas não no quarto, onde pretendemos calma e suavidade. Deixe isso para a sala, até porque tem uma infinidade de tons pastéis por onde escolher. Pode até checar as tendências do ano no site das tintas CIN. Pode depois acrescentar diversidade recorrendo a diferentes texturas e materiais, como a madeira, a pele ou a lã. Especialmente agora, que o frio está à espreita. No fundo é pôr em prática os ensinamentos do Hygge dinamarquês.

Madeira e outros materiais naturais

Dê sempre um toque de madeira ao quarto. Não importa a área. A madeira dá um toque fundamental para criar essa sensação de aconchego. Pode ser algo simples, como uma cabeceira, especialmente se for sobredimensionada. Um biombo, como este da Kinda Home (desde 249 euros), ou até uma parede forrada. E se não quiser usar madeira tente “fingir”, recorrendo a um papel de parede nos mesmos tons.

Varões e cortinados

As janelas nuas criam sempre uma sensação de vazio e frio no quarto. Por muito bons que sejam os vidros, duplos ou triplos, vista-as sempre com um bonito cortinado, que nem precisa de ser pesado. E é tão fácil de instalar… Atenção. a regra para os cortinados é a mesma das paredes: não abuse das cores vivas nem dos padrões muito fortes, sobretudo se vierem até ao chão. E, já agora, porque não juntar o útil ao agradável com este par de cortinados Ikea (29 euros a unidade), que ainda purificam o ar?

Plante umas plantas

Há muito que caiu o mito do que não se deve ter plantas no quarto porque consomem oxigénio. É certo que libertam oxigénio durante o dia e consomem à noite, mas em quantidades tão diminutas que não afetam a saúde humana. Se fosse assim, dormir acompanhado ou ter animais de estimação seria bem pior. De facto, passa-se exatamente o contrário, as plantas melhoram a qualidade do ar. Plantas como a Hera ajudam a combater a humidade e o mofo, melhorando a respiração noturna. Outras, como a Espada de São Jorge, funcionam como verdadeiros filtros, eliminando partículas nocivas do ar. Pode encontrá-las no Horto do Campo Grande por 22,80 euros. E outras ainda, como a lavanda ou o Jasmim, transmitem uma sensação calmante. E como se isso não bastasse, ainda dão um toque de cor natural.

Peças de destaque

Os tons são neutros, mas a decoração não deve ser aborrecida nem sensaborona. Pelo contrário, precisamos de ter algumas peças de cor para dar um toque extra ao espaço ou, melhor, peças com um design “fora da caixa”, como um candeeiro de teto ou mesmo uma cama de formas inesperadas. Por vezes basta uma cabeceira (199 euros) para recriar a ideia.

Quarto Escuro

A iluminação é fundamental. Lembre-se de procurar tons quentes, e espalhados por diversos pontos do quarto com intensidades diferentes. Dito isto, o quarto não precisa de ser claro. Pelo contrário, os tons escuros acrescentam um toque de sofisticação ao mesmo tempo que exponenciam essa sensação de conforto que procuramos. Um bom papel de parede pode ser perfeito para criar o ambiente certo.

Tapetes de quarto

Quando sai da cama, de manhã, os seus pés não deviam tocar uma superfície fria, mas algo quente. Idealmente fofinho e quente. Para isso não precisa de forrar o chão com uma carpete, mas pode perfeitamente recorrer a um par de tapetes de quarto (o Ikea tem uma seleção bastante extensa). Mais um ponto focal na decoração.

Cobertores e mantas

já se sabe que um bom colchão e uma boa almofada são essenciais para uma boa noite de sono, mas já ouviu falar nos cobertores pesados? São bem mais comuns nos países nórdicos, Estados Unidos e Canada do que por cá, mas como revela um estudo da Universidade de Massachusetts, 76% dos consumidores que dormiram com um cobertor pesado sentiram um aumento do conforto durante o sono e 63% experimentaram também uma diminuição dos níveis de ansiedade. Era o que faziam os nossos avós, quando dormiam com seis cobertores. Até já existe uma marca portuguesa, a Blanky, que os fabrica e vende (desde 139 euros)..

À luz das velas

O calor e a luz suave do fogo são outros elementos essenciais do Hygge, por isso use e abuse de velas no quarto – só não se esqueça de as apagar antes de ir dormir. A Hôma tem uma série de velas e suportes de vela de inspiração safari, perfeitos para iluminar o seu quarto. Se tiver a sorte de ter uma lareira use-a também, e se não (é o mais provável) não tenha medo em instalar uma cornija falsa. Fica bonito e ajuda a transmitir a mesma sensação. 

 A tecnologia fica de fora

Nem vamos citar todas as teorias que defendem que as ondas eletromagnéticas dos telemóveis são prejudiciais. Basta saber que ninguém consegue realmente relaxar se estiver ligado, e que o uso do telemóvel ou do tablet antes de adormecer prejudica o sono. É de certeza preferível ter (pelo menos) esta zona da casa livre de tecnologia e para isso arranje um despertador analógico e deixe o telemóvel a carregar noutro sítio.

Conte com o UNIBANCO

Se estas dicas lhe deram vontade de fazer uma renovação total ao seu quarto, saiba que pode contar com o UNIBANCO para o apoiar. Para este e outros projetos, faça aqui a sua simulação!

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.