Receitas muito fáceis para um Natal delicioso Receitas muito fáceis para um Natal delicioso

Receitas muito fáceis para um Natal delicioso

Receitas muito fáceis para um Natal delicioso

Este será, provavelmente, o Natal mais estranho para a maioria das famílias portuguesas. Mais uma razão para nos deliciarmos à mesa, até porque, como verá, não é muito complicado.


Publicado em 14-Dez-2020

Temos duas boas notícias para o menu de Natal 2020. A primeira é que se a consoada for mais intimista, sem o batalhão de primos e primas, então também não será necessário preparar comida para um regimento. A segunda é que qualquer um pode preparar todas aquelas deliciosas receitas de Natal a que está habituado, sem deixar a cozinha num chiqueiro, nem a casa a cheirar a fritos.

Massa folhada com brie e frutos secos

Uma entrada tradicional, entre o doce e o salgado, mas à qual o Pingo Doce (onde descobrimos a receita) conferiu um twist muito natalício dando-lhe a forma de grinalda.

Receitas muito fáceis para um Natal delicioso | Unibanco

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada
3 colheres de sopa de doce de framboesa
200g de queijo Brie
2 colheres de sopa de pistácios
2 colheres de sopa de nozes
1 ovo tamanho M
1 embalagem de rúcula

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º C e desenrole a massa folhada sobre uma folha de papel vegetal. Coloque uma taça média no centro e marque um círculo (sem cortar). Retire a taça e depois corte esse círculo em vários triângulos pequenos (como na imagem). Fora do círculo espalhe o doce,  fatias de brie e polvilhe com as nozes e os pistácios (reserve alguns), previamente picados. Em seguida puxe os triângulos de dentro para fora, formando uma coroa. Bata o ovo e pincele a coroa antes de levar ao forno até estar dourada (10 a 15 minutos). Quando estiver pronta, leve à mesa, colorindo o centro da coroa com rúcula e os pistácios que reservou.

Bacalhau cozido

Não é segredo para ninguém que o bacalhau cozido está em todas as mesas da consoada, de norte a sul do país. E para manter a tradição aqui fica uma receita bem simples. O mais importante é encontrar o melhor peixe.

Receitas muito fáceis para um Natal delicioso | Unibanco

Ingredientes
8 postas de bacalhau demolhado
8 ovos cozidos
4 couves portuguesas
4 dentes de alho
4 dl de azeite
sal e pimenta q.b.
14 batatas
broa de milho ou pão de mistura q.b.


Preparação:
Demolhe bem o bacalhau. As últimas 24 horas em leite. Coza-o em água em lume brando durante cerca de 15 minutos. Coza também os olhos de couve, à qual retirou as folhas duras exteriores. Num outro tacho coza as batatas com casca e os ovos. Descasque os dentes de alho e corte-os em rodelas grossas, leve o azeite ao lume e, assim que estiver quente, junte as rodelas de alho. Desligue imediatamente o lume e tempere o azeite com sal e pimenta. Sirva tudo em travessa(s), o azeite com os alhos numa molheira e acompanhe com broa de milho.
PS: se não gostar de bacalhau, o polvo é uma ótima alternativa. O segredo está em mergulhar o polvo, e retirar da água a ferver por três vezes, contando até 5 entre manobras, antes de o mergulhar definitivamente. Vai tardar sensivelmente 25 minutos a cozer, mas convém verificar se está mole. Substitua ainda a couve por grelos.

Rabanadas

De entre todas as sobremesas fritas típicas de Natal, sonhos, filhós, azevias, bilharacos, coscorões… as rabanadas, ou fatias douradas, são aquelas que ficam melhor feitas no forno. E a receita é bem simples e são uma excelente forma de aproveitar pão duro.

Receitas muito fáceis para um Natal delicioso | Unibanco

Ingredientes:
1 pão fatiado (preferencialmente com 2 dias). Pode ser de forma ou uma baguete alta.
1 litro leite
3 ovos
2 paus de canela
Açúcar (ou mel, xarope de ácer ou de agave)
2 casquinhas de limão (ou de laranja)
Canela em pó Q.b.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º C e coloque o leite morno, os paus de canela e as casquinhas de limão num recipiente, c. Adicione o pão fatiado, de modo a que fique de molho durante algum tempo, cerca de dez minutos. Entretanto bata os ovos e adicione um pouco do açúcar ou xaropes (num fundo, açúcares naturais) e a canela em pó. Passe o pão por este ovo e coloque sobre papel vegetal num tabuleiro. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourarem. Retire do forno, polvilhe com um pouco mais de canela e do açúcar.

Tronco de Natal

Mais uma receita que não deve – não pode – faltar à mesa esta consoada. Um delicioso tronco de natal que nos é trazido pela blogger La Dolce Rita. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas não é nada difícil.

Ingredientes:
Para o Bolo: 6 ovos (L), 200 gr açúcar, 130 gr farinha (tipo 55, sem fermento), 25 gr cacau.
Para o Recheio: 250 gr de mascarpone, 50 gr de açúcar em pó, 100 ml de natas, 1 colher de chá de baunilha (essência, extracto ou pasta), 50 gr de avelãs torradas (opcional), 25 gr de raspas de chocolate (opcional), 3 a 4 de colheres de chá de toffee (opcional).
Para a Cobertura: 200 gr chocolate (meio-amargo), 100 ml natas, 1 receita de toffee.

Preparação:
Para o bolo: bater os ovos com o açúcar até a mistura ficar bem espumosa e volumosa. Envolver delicadamente a farinha e cacau peneirados. Espalhar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal (com cerca de 30x40cm) e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 15 minutos ou até um palito sair limpo quando espetado na massa. Retirar do forno e colocar sobre um pano polvilhado com açúcar. Retirar o papel vegetal e enrolar com o pano. Deixar arrefecer.
Para o recheio: bater o mascarpone com o açúcar e a baunilha até ficarem bem ligados e juntar as natas bem frias. Continuar a bater até obter um creme espesso.
Para a cobertura: derreter o chocolate e as natas e ir mexendo até ficar um creme liso. Juntar o toffee (ao qual se retiram 3 a 4 colheres para o recheio). Pode assistir a esta receita aqui.
Para montar: desenrolar o bolo e espalhar o creme de mascarpone de maneira uniforme. Polvilhar com as avelãs picadas, as raspas de chocolate e o tofffee que se reservou. Enrolar a torta, cortas as extremidades (usar uma das pontas para fazer um ramo lateral) e cobrir com o creme de chocolate. Decorar a gosto.

Bolo Rei

E finalmente o Bolo Rei. Ou Rainha. Presença em qualquer mesa e geralmente comprado, mas que este ano vamos fazer em casa. Até porque podemos comprar um kit Faça Você Mesmo da Casa Januário, no Porto, que não podia ser mais simples de acompanhar.

Receitas muito fáceis para um Natal delicioso | Unibanco

Ingredientes:
1kg Mix Bolo Rei
2 ovos, 2,5dl água
1 cálice vinho do Porto
22gr de fermento de padeiro seco (em pó)
300gr fruta picada em calda
280gr frutos secos sortidos
200gr fruta inteira em calda
100gr açúcar em pó (para polvilhar).

Preparação:
Dissolver previamente o fermento de padeiro em água fria e adicionar o vinho do Porto. Juntar este preparado ao Mix Bolo Rei e aos ovos e amassar tudo muito bem durante 15 minutos. Deixar repousar a massa por cerca de 5 minutos. Adicionar a fruta picada e os frutos secos à massa e envolver em velocidade lenta, mais 1 a 2 minutos. Fazer uma coroa com a massa e pincelar com gema de ovo. Decorar com a fruta inteira em calda. E deixar levedar por cerca de 30 minutos. Para fazer Bolo Rainha basta saltar os dois passos onde incorpora a fruta em calda ao preparado. Pré aquecer o forno à temperatura de 200ºC e levar a cozer durante 30 a 35 minutos. Depois de cozido polvilhar com açúcar moído. Com a excepção dos ovos e do vinho do Porto todos os ingredientes estão no kit.
PS: Este Kit está disponível também numa parceria com a Herdade Aldeia de Cima, casa de vinhos alentejana de excelência, onde surge num Cabaz Premium com duas garrafas de Reserva Tinto 2018, mais um frasco de Mel de Rosmaninho e um frasco de Pólen de Flores, ambos da herdade.

Receitas muito fáceis para um Natal delicioso | Unibanco

Por C-Studio / Cofina Media