Quiz de Natal. Um trívia para jogar em família Quiz de Natal. Um trívia para jogar em família

Quiz de Natal. Um trívia para jogar em família

min de leitura

Torne a festa um pouco mais divertida com este quiz natalício. Para descobrir quem é a verdadeira estrela da família, ou a ovelha negra do presépio.


Publicado em 23-Dez-2022

Vamos juntar a família num divertido jogo de perguntas natalícias, e descobrir quem é que sabe mais sobre o Natal. Algumas perguntas são bastante simples, mas outras podem ser difíceis, mas no final a ideia é que todos se divirtam e, eventualmente, possam aprender um pouco mais sobre esta altura tão mágica do ano.

Quem trouxe a primeira árvore de Natal para Portugal?

Imagem Unibanco - Fernando II
Correct! Wrong!

D Fernando II, o mesmo que mandou construir o Palácio da Pena. D Fernando de Saxe-Coburgo-Gota chegou a Portugal para se casar com a Rainha D Maria II. De origens alemãs, procurou preservar algumas das suas tradições de infância, e a nobreza e a alta burguesia rapidamente adotaram os mesmos costumes. Aconteceu de forma muito semelhante, aliás, um pouco por toda a Europa. A imagem é um desenho do próprio D. Fernando II.

Como eram decoradas essas primeiras árvores de Natal?

Imagem Unibanco - Natal em família
Correct! Wrong!

Sem certezas quanto às origens da Árvore de Natal, acredita-se que a tradição de a enfeitar se tenha desenvolvido na Alemanha, no início do século XV. As árvores eram decoradas com velas e frutos, como nozes e maçãs, o que deu depois origem às bolas de Natal. Como não havia eletricidade, as árvores eram iluminadas com velas, o que podia ser um pouco perigoso.

Em que terra nasceu o menino Jesus?

Imagem Unibanco - Obra de arte
Correct! Wrong!

A Coca Cola está muito associada à imagem do Pai Natal, mas sabe em que altura a marca americana começou a usar a sua figura nos anúncios?

Imagem do Pai Natal
Correct! Wrong!

A Coca Cola usou pela primeira vez a imagem do Pai Natal em 1921. E nunca mais deixou de usar. O Pai Natal era, no entanto, uma figura mais austera, e com o passar dos anos foi-se tornando cada vez mais simpática.

Em que ano surgiu o primeiro Presépio?

Imagem Unibanco - Presépio
Correct! Wrong!

O primeiro presépio do mundo terá sido montado a pedido de São Francisco de Assis, numa floresta perto de Greccio, em Itália. A ideia era contar a história do nascimento de Jesus numa manjedoura, de uma forma mais vivida, fora da Igreja. Estávamos em 1223, e o costume espalhou-se pelas principais igrejas e mosteiros europeus durante a Idade Média e, mais tarde, igualmente às casas de reis e nobres.

Que terra portuguesa é conhecida como Vila Presépio

Correct! Wrong!

Alenquer ganhou esse epíteto depois de ter iniciado a tradição de montar um gigantesco presépio numa das colinas da vila, em 1968. No entanto, a tradição remontava já ao século XIII, altura em que aqui se fixou o primeiro convento franciscano da península ibérica, por pedido do próprio São Francisco de Assis. Existe assim uma ligação direta entre Alenquer e o presépio original.

Por que razão se penduram meias de Natal à lareira?

Imagem Unibanco - Natal
Correct! Wrong!

Reza lenda que São Nicolau – em quem se inspira o Pai Natal – terá salvo as três filhas de uma pobre viúva de uma vida de escravidão ao deitar nas suas meias − penduradas à lareira para secarem −, algumas moedas de ouro. Criou-se assim a tradição de pendurar as meias à lareira para receber algumas dádivas.

Por que o Natal se celebra a 25 de dezembro?

Correct! Wrong!

Historicamente, não existe qualquer evidência sobre a data de nascimento de Jesus Cristo. E nos primeiros trezentos anos não era sequer celebrada. Foi só em 350 que o Papa Júlio I, formalizou essa data, acredita-se que para apagar duas festas pagãs muito participadas na altura, as Saturnálias e o nascimento de Mitra. Na realidade, os estudiosos acreditam que Jesus possa ter nascido alguns meses antes e, provavelmente, 4 ou 8 anos antes, também.

Em Um Conto de Natal (A Christmas Carol), um clássico de Natal editado por Charles Dickens em 1843, quais são os nomes dos três espíritos que visitam Ebenezer Scrooge?

Imagem Unibanco - Retrato do passado
Correct! Wrong!

Quem criou a imagem do Pai Natal, como a conhecemos?

Imagem Unibanco - Pai Natal
Correct! Wrong!

As origens do Pai natal são impossíveis de seguir, mas acredita-se que o personagem se baseia em São Nicolau, razão pelo qual era muitas vezes desenhado com as vestes de um bispo. E apesar da Coca Cola ter tido um papel fundamental na sua popularidade ao longo do último século, a verdade é que Thomas Nast, um ilustrador muito famoso nos EUA, já tinha desenhado a personagem tal como hoje a conhecemos para as páginas da Harpers Weekly entre os anos 1862 e 1886.

Quem eram os Reis Magos

Imagem Unibanco - Reis Magos
Correct! Wrong!

Toda a gente conhece os três reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltasar, mas muito pouco se sabe sobre estes personagens que encontraram o menino Jesus e lhe levaram presentes. Atualmente crê-se que a palavra magos deve ser entendida à como tendo um cariz de estudiosos, sobretudo ao nível da astronomia. Não eram mágicos, nem reis.

No clássico filme Do céu caiu uma estrela, o que acontecia quando se ouvia uma campainha?

Imagem Unibanco - Natal em família
Correct! Wrong!

Clássico de 1946, realizado por Frank Capra, e que esteve nomeado para cinco Óscares da Academia, incluindo Melhor Filme. É considerado o filme de natal mais inspirador e, sempre que se ouvia uma estrela, um anjo ganhava as suas asas. Algo que eventualmente vai acontecer a uma das personagens.

Em Sozinho em Casa, qual era o nome do personagem interpretado por Macaulay Culkin?

Correct! Wrong!

Em Sozinho em Casa, Macaulay Culkin interpreta um menino de oito anos, que a família esquece em casa quando parte de férias, O seu nome? Kevin McCallister

No mesmo filme, para onde a família vai viajar quando o deixam Sozinho em Casa?

Imagem Unibanco - Sozinho em casa
Correct! Wrong!

A família partiu de férias para Paris

Quem popularizou o clássico natalício A Todos um Bom Natal?

Correct! Wrong!

Para além de Rudolfo, sabe dizer o nome de mais alguma rena do Pai Natal?

Imagem Unibanco - Natal
Correct! Wrong!

O trenó do pai Natal era puxado por 8 renas: Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. Segundo a história, Rodolfo foi encontrado mais tarde e como tinha o nariz vermelho e luminoso, Pai Natal pediu-lhe que se juntasse ao grupo e liderasse as suas renas para que não se perdessem no caminho.

Quando se cantam as Janeiras?

Imagem Unibanco - Cantar as Janeiras
Correct! Wrong!

As Janeiras são uma tradição portuguesa que consiste em andar pelas ruas a cantar músicas de casa em casa, anunciando o nascimento de Jesus. Decorrem normalmente entre o primeiro dia de janeiro e o Dia de Reis, a 6.

Quiz de Natal. Um trívia para jogar em família
Ho, ho, ho! Parabéns, acertou em todas!

É a estrela deste Natal e merece todos os presentes que o Pai Natal vai deixar
Ho, ho, ho! Parabéns, acertou em mais de 11 respostas

O Pai Natal está muito contente com o seu elfo sabichão. Mas pode tentar outra vez e ver se ainda melhora o resultado.
Ohhhh! Falhou mais de 7 respostas

Parece que é a ovelha negra do presépio. Não quer tentar outra vez e subir posições?