Pretende renovar a casa? Saiba por onde começar Pretende renovar a casa? Saiba por onde começar

Pretende renovar a casa? Saiba por onde começar

min de leitura

Renovar a casa não é uma tarefa fácil, mas vale seguramente a pena se ficar bem feita. E para isso, nada como começar com o pé direito.


Publicado em 25-Mai-2022

A casa é o ambiente mais importante na vida da maioria das pessoas. Sim, é verdade, passamos muito tempo no escritório, mas o escritório não é propriamente o lugar onde podemos relaxar e recuperar energias – ou pelo menos não devia ser…

Para conseguir lidar com o stress do dia a dia e ganhar ânimo para os desafios do seguinte é fundamental que a casa proporcione uma atmosfera envolvente e aconchegante, e por isso é perfeitamente normal – recomendável até – fazer alguma remodelação de vez em quando. Poderá até ter um motivo urgente, como uma infiltração, ou ser por um desejo antigo, como isolar finalmente a casa, para que deixe de ser uma geleira no inverno e um forno no verão. Com o aumento da fatura energética, parece um motivo muito válido. Mas também pode ter como objetivo dar-lhe uma cara mais lavada, recuperando a pintura das paredes, por exemplo, ou pode até passar apenas pelo simples desejo de mudança. Porque estamos fartos da decoração antiga e precisamos de uma alma nova.

O problema das remodelações é que dão uma carga de trabalhos. E, por vezes, tantas dores de cabeça que levam muita gente a desistir antes ainda de começar. Não tem por que ser assim… Vamos ver: 

Pretende renovar a casa? Saiba por onde começar | Unibanco

Planeamento

Nenhuma grande tarefa pode avançar sem uma boa dose de planeamento, e a remodelação da casa não é diferente. Por isso, antes de meter a mão na massa (literalmente, neste caso), pense no que pretende.

Ter muitas ideias
O primeiro passo de uma reforma é saber exatamente o que se pretende no final, e como as ideias não nascem do nada, o melhor será fazer muitas visitas a lojas de decoração e de materiais de construção, ler revistas de design e, sobretudo, consultar as ideias que já aqui deixámos. Como decorar casas pequenas, por exemplo, peças icónicas do design escandinavo, ou peças de design autênticas e em conta.

Saber preços
Não vale a pena querer trocar todas as portas e janelas por outras mais isolantes ou instalar um aparelho de ar condicionado em cada divisão se não sabe quanto isso vai custar. Conhecer o preço das coisas é a melhor forma de manter os pés assentes na terra e olhar com pragmatismo para o que precisa de ser feito.

Pretende renovar a casa? Saiba por onde começar | Unibanco

Mão de obra
Se não vai trocar apenas um candeeiro ou pintar uma parede, talvez esteja na altura de chamar os profissionais. Bem sabemos como algumas pessoas têm um jeito inato para estas coisas, mas a maioria só sabe “dar um jeito” e não é esse o resultado pretendido, pois não?

Quanto tempo?
É muito importante definir a duração estimada, especialmente quando a obra obriga a constrangimentos maiores, como a mudança temporária de casa, ou quando decorre mais longe, como numa casa de férias, por exemplo.

Pretende renovar a casa? Saiba por onde começar | Unibanco

Orçamentação

Se vai apenas mudar uns móveis ou a obra é tão pequena que pode ser realizada por si, a orçamentação é fácil. Basta fazer uma lista de todos os materiais necessários, colocar um preço à frente de cada um deles e somar. Pode – e deve – procurar pelos melhores preços, mas é basicamente isso.

Será quando necessitar de contratar empreiteiros, técnicos, e comprar todo o tipo de materiais que a coisa se complica. A orçamentação é uma das tarefas mais importantes no processo de remodelação e é fundamental estudar várias propostas antes de optar por uma. E mesmo então é fundamental garantir que prazos, condições de pagamento ou penalizações por incumprimento, bem como os materiais a utilizar e até o canal de comunicação (para evitar “falhas” de informação) estejam explícitos no contrato. Deve ouvir-se os especialistas, amigos mais experientes e procurar na Internet por mais informações, como, por exemplo, minutas de contratos ou informações relevantes sobre o empreiteiro.

Pretende renovar a casa? Saiba por onde começar | Unibanco

Financiamento

Pequena ou grande, toda e qualquer remodelação vai exigir algum esforço financeiro. Parece indiscutível, sendo que, as maiores exigem obviamente uma dedicação superior. Isso à partida deixa duas opções em aberto para financiar a renovação: recorrer às poupanças ou pedir um crédito.

No segundo caso, vale a pena consultar a oferta de Crédito Unibanco, começando pelo simulador de crédito pessoal, que permite perceber imediatamente qual o valor da mensalidade ao longo de todo o contrato. O Unibanco financia valores entre os 5.000 e os 75.000 euros, com prazos que variam entre os 24 e os 84 meses. O pedido é feito exclusivamente online, da forma mais simples, rápida e segura, e nem sequer obriga a trocar de banco.

Para quem tem mais do que um crédito, já, uma alternativa possível será optar pelo Crédito Consolidado Unibanco, que permite juntar todos os créditos num só, com uma taxa de esforço menor ao final do mês. Pode consultar todas as vantagens deste crédito no site da instituição e fazer igualmente a simulação.

Pretende renovar a casa? Saiba por onde começar | Unibanco

Mais dicas importantes

Não caia nesse erro
Evite cair nos erros mais comuns, como reparar apenas os sintomas, sem mexer nas causas. Na tentativa de limitar as despesas ou o tempo da obra, há quem arrisque mascarar alguns problemas − a humidade será um dos mais comuns – só para descobrir que, afinal, esses problemas têm a irritante mania de reaparecer e estragar a renovação.

Duvidar ou não duvidar?
Ter dúvidas é normal, mas mudar de opinião todos os dias é um erro, infelizmente, muito comum. E os erros pagam-se caro no custo final da obra e nos prazos. Manter a coerência do projeto é fundamental para quem trabalha na obra, mas também para garantir que o resultado final não se transforme num caos desordenado, muito longe do inicialmente desejado.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.