O que sabe sobre futebol? Faça este quiz e descubra O que sabe sobre futebol? Faça este quiz e descubra

O que sabe sobre futebol? Faça este quiz e descubra

min de leitura

Está preparado para acompanhar a seleção nesta viagem ao Qatar? Venha responder a estas 11 perguntas e descubra o quanto sabe sobre o Mundial.


Publicado em 18-Nov-2022

Com o Campeonato do Mundo à porta, as atenções estão viradas para o futebol. O tema domina as conversas, mas será que conseguia bater-se com os melhores? Vamos responder a 11 perguntas e descobrir…

Qual o nome da mascote do Campeonato do Mundo?

Imagem Unibanco - Mascote do Mundial do Qatar
Correct! Wrong!

O nome La'eeb significa jogador muito habilidoso, em árabe. Já Zabivaka significa “aquele que marca golos”, mas em russo, e foi a mascote do último Campeonato do Mundo.

Portugal apurou-se para o Mundial do Qatar depois de vencer a Macedónia do Norte por 2-0. Quem apontou os golos?

Imagem Unibanco - Seleção Nacional
Correct! Wrong!

O autor dos golos foi Bruno Fernandes, com assistências de Ronaldo e Diogo Jota.

Que equipas fazem parte do grupo H

Imagem Unibanco - Adeptos do Japão
Correct! Wrong!

Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul

Quantos portugueses treinam seleções presentes no Qatar?

Imagem Unibanco - Seleção Nacional
Correct! Wrong!

Fernando Santos (Portugal), Carlos Queiroz (Irão) e Paulo Bento (Coreia do Sul). Curiosamente, Portugal e Coreia do Sul estão no mesmo grupo H. Manuel José está retirado do futebol e Marrocos é treinado por Walid Regragui, que pegou na equipa há apenas três meses.

Com cinco vitórias, o Brasil é o país que venceu mais vezes o Campeonato do Mundo. Mas qual foi o país mais vezes finalista?

Imagem Unibanco - Adepta do Brasil
Correct! Wrong!

A Alemanha esteve presente em oito finais. Tendo vencido quatro. Segue-se o Brasil, com 7 finais (e 5 vitórias), a Itália com 6 finais (e 4 vitórias) e a Argentina com 5 finais (e 2 vitórias).

Quem foi o autor do primeiro golo num campeonato do mundo?

Imagem Unibanco - Eusébio
Correct! Wrong!

No dia 13 de julho de 1930, a França vence o México (4-1) num dos dois jogos inaugurais do Campeonato do Mundo do Uruguai de 1930, ficando o gaulês Lucien Laurent para a história como o autor do primeiro golo da partida e, consequentemente, da história dos campeonatos do mundo.

Qual é o maior estádio do mundo?

Imagem Unibanco - Estádio
Correct! Wrong!

Por incrível que pareça, o Rungrado Primeiro de Maio, em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, é o maior estádio do mundo com capacidade para 150 mil pessoas. O Michigam Stadium acolhe mais de 107 mil espetadores, normalmente reunidos em jogos de futebol americano, e o Camp Nou, com capacidade para quase 100 mil pessoas, é o maior estádio dedicado de raiz ao futebol. O Lusail é o maior estádio do Qatar, e será o palco da final. Tem uma capacidade para 81 mil pessoas.

Quantas seleções fazem a sua estreia neste Mundial do Qatar?

Imagem Unibanco - Campeões
Correct! Wrong!

Apenas uma, o Qatar. Como a seleção do país anfitrião tem entrada direta no quadro, o Qatar apurou-se pela primeira vez para uma fase final do Campeonato do mundo. E é a única das 32 seleções presentes.

Quem é o maior marcador da história da prova?

Imagens Unibanco - Lendas do Futebol
Correct! Wrong!

Miroslvae Klose, da Alemanha, com 16 golos em 24 jogos, ao longo de quatro edições (2002 – 2014). Ronaldinho fica em segundo, com 15 golos em 19 jogos. Just Fontaine, da França, detém ainda o recorde de mais golos numa única edição, com 13, divididos por seis jogos em 1958. Fica em quarto lugar desta lista, atrás de mais um alemão: Gerd Muller com 14 golos em 13 jogos.

Qual a posição de Portugal no ranking da FIFA?

Imagem Unibanco - Cristiano Ronaldo
Correct! Wrong!

Portugal está em nono, à frente da Dinamarca e atrás dos Países Baixos. É a seleção mais bem classificada do grupo H, à frente do Uruguai, que ocupa a 14ª posição. Nos primeiros três lugares estão Brasil, Bélgica e Argentina.

Quantos títulos oficiais venceu a seleção portuguesa?

Imagem Unibanco - Seleção Nacional
Correct! Wrong!

A Seleção portuguesa venceu dois títulos em competições oficiais: em 2016, o Campeonato Europeu, e em 2019 a Liga das Nações. Em Campeonatos do Mundo participámos apenas sete vezes (mas em todas as provas deste milénio), e alcançámos o nosso melhor resultado logo na estreia, em 1966, Inglaterra, quando terminámos num honroso terceiro lugar. Em 2006, na Alemanha, ficámos em quarto lugar.

O que sabe sobre futebol? Faça este quiz e descubra
Parabéns!
Passou no teste e provou que é um verdadeiro adepto da seleção e do desporto-rei.
Já ganhou!!
Para si o futebol não tem segredos, e devia ter sido integrado na comitiva que Fernando Santos leva ao Mundial.
Fica para a próxima!
Já percebemos como gosta da seleção, mas torna-se difícil acompanhar tanta informação. Não se preocupe, para a próxima será melhor.
Ohhh!
Lamentamos, mas não acertou em nenhuma pergunta. Experimente repetir o teste, pode ser que corra melhor. E tente ler mais jornais.