O que sabe sobre a Black Friday? Vamos fazer um teste! O que sabe sobre a Black Friday? Vamos fazer um teste!

O que sabe sobre a Black Friday? Vamos fazer um teste!

Em pouco tempo, a Black Friday tornou-se numa data imperdível no nosso calendário, mas o que sabe realmente sobre o evento? Venha fazer o quiz para descobrir!


Publicado em 24-Nov-2021

A Black Friday é conhecida por ser?

Correct! Wrong!

Onde surgiu a Black Friday?

Correct! Wrong!

A primeira evidencia de que o termo Black Friday era utilizado para designar a data aparece em 1961, na cidade de Filadélfia.

Por que é que a Black Friday é black?

Correct! Wrong!

O termo tornou-se popular entre os polícias de Filadélfia para designar o dia mais caótico do ano, nas ruas e nas lojas da cidade. No entanto, a ideia de um dia especial de promoções só começou a ganhar alguma popularidade em meados da década de 1980, e então já com esta conotação mais positiva, pois os comerciantes não queriam associar as suas promoções a uma ideia tão negativa. A solução encontrada foi então referir que era o dia em que as suas contas deixavam de estar no vermelho (negativas) e passavam a ser escritas a caneta preta (ou seja, positivas). Mais uma vez, a explicação surge em Filadélfia e só depois alastrou ao resto dos EUA.

Qual o valor que os portugueses planeiam gastar nesta Black Friday?

Correct! Wrong!

Segundo um estudo realizado pela Netsonda para a loja Worten, quase nove em cada dez portugueses planeiam fazer compras durante a Black Friday e gastar, em média, 327 euros, ou seja, mais cinco euros do que no ano passado. Este ano, a maioria dos consumidores (56%) planeia aproveitar os descontos tanto em lojas quanto online (o ano passado apenas 41% previa as duas modalidades).

Quando começa a Black Friday?

Correct! Wrong!

A Black Friday começa sempre a seguir ao Dia de Ação de Graças, que a tradição celebra na última quinta-feira de novembro. Por isso tem lugar na última sexta-feira de novembro, o que este ano calha a dia 26.

O que se pode comprar na Black Friday?

Correct! Wrong!

Quando é que a Black Friday se tornou num acontecimento popular em Portugal?

Correct! Wrong!

Uma pesquisa nas tendências da Google revela claramente como a Black Friday só começou a ganhar adeptos em Portugal na última década − e mesmo assim maioritariamente nos últimos cinco anos. Foram sobretudo as empresas norte-americanas, como a Apple, mais alguns retalhistas presentes na Europa que começaram a fazer promoções deste lado do atlântico, exportando a BF.

Para além da Black Friday, também temos a:

Correct! Wrong!

Cyber Monday é mais um dia de promoções, agora inventado pelas empresas de marketing (em 2005) para convencer os consumidores a realizar mais compras online. A Cyber Monday ocorre sempre na segunda-feira após a Black Friday. Com a crescente aceitação e disseminação do comércio online, o dia tem vindo a perder alguma da sua relevância.

Quando acaba a Black Friday?

Correct! Wrong!

A Black Friday é um dia de compras, por isso acaba oficialmente ao final do dia. No entanto, a maioria dos comerciantes estende o período de promoções até, pelo menos, à segunda feira seguinte, dia em que também se celebra a Cyber Monday (e coincide quase com o final do mês.

Black Friday
Parabéns. É um perito em Black Friday!

Sabe, de certeza, como aproveitar as melhores promoções este ano, assim como realizar todas as suas compras em segurança – quer online quer nas lojas físicas. De facto, a sua maior preocupação será controlar o entusiasmo e evitar fazer compras por impulso de produtos que não necessita verdadeiramente e se vai arrepender pouco depois.
Melhor sorte para a próxima!

Não é claramente um fã da Black Friday, mas por isso está mais defendido/a contra o apelo consumista da época. Dito isto, não perdia nada em dar uma olhadela nas promoções em vigor, porque pode muito bem para tratar já das suas compras de Natal com incríveis poupanças. Se optar por fazer compras online lembre-se de verificar a idoneidade da loja e desconfiar de promoções demasiado boas para ser verdade. Lá diz o ditado, “se a esmola é grande…. “ .

Por C-Studio / Cofina Media