Casal apaixonado Casal apaixonado

O que sabe realmente sobre o Dia dos Namorados?

min de leitura

Neste Dia dos Namorados trazemos um quiz para responder a dois, divertindo-se a descobrir o que cada um sabe, ou não sabe, sobre este dia muito especial.


Publicado em 13-Fev-2023

Já sabemos que tem um programa especial para celebrar este São Valentim, mas e que tal começarem com este trivia cheio de curiosidades, factos divertidos e inesperados sobre este dia que tem mais tradição do que muitos julgam?
Podem até abrir já uma garrafa de vinho, e experimentar também este nosso teste de personalidade para descobrir que tipo de namorado/a é.

O Dia dos Namorados celebra-se nesta data porque…

Flores
Correct! Wrong!

Ironicamente, estamos a celebrar a decapitação de um santo. Durante o reinado do imperador Cláudio, na Antiga Roma, este criou uma lei que impedia os jovens de se casarem, achando que assim seria mais fácil recrutar homens para os seus exércitos. Valentim, bispo da cidade, não podia aceitar tamanha injustiça e terá continuado a celebrar os casamentos, só que uma vez descoberta a sua traição foi julgado e condenado à morte. O que teria acontecido precisamente no dia 14 de fevereiro de 270 A.D. Todavia, uma vez que não existem relatos históricos a corroborar a veracidade dos factos, a própria Igreja deixou de celebrar a data em 1969.

Quando se começou, então, a celebrar o Dia de São Valentim?

São Valentim
Correct! Wrong!

Ao contrário do que se possa pensar, o Dia de São Valentim é uma data com enorme tradição histórica, que remonta a 496 A.D., quando o Papa Gelásio decidiu criar a Festa de São Valentim, em honra ao mártir, entretanto santificado, que teria morrido cerca de 200 anos antes.

O que são as Lupercálias?

Lupercalia
Correct! Wrong!

Muitos historiadores acreditam que a igreja de Roma tenha colocado esta celebração “em cima” de uma festa pagã que se comemorava na mesma altura. Essas festas tinham o nome de Lupercália e celebravam a purificação e a fertilidade. Era frequente os homens e as mulheres mais jovens “unirem -se” nessa noite.

Uma criança a disparar setas é uma figura incontornável do Dia dos Namorados. Sabe o seu nome?

Cupido
Correct! Wrong!

Cupido, claro. Esta era fácil!

A 14 de fevereiro assinala-se também…

Coração partido

Please select 3 correct answers

Correct! Wrong!

Parabéns. Acertou. Todas estas datas comemorativas se assinalam no calendário de dia 14. O Dia do Doente Coronário foi uma ideia da Fundação Portuguesa de Cardiologia, uma vez que o coração é o símbolo do amor e, por alguma razão, a Europa também achou interessante usar o dia para chamar a atenção para a disfunção erétil, focando-se na cura do problema. Já o motivo para a inclusão do Dia Internacional da Doação de Livros não fazemos ideia, mas não consta que tenha qualquer ligação.

Sabe porque se dão tradicionalmente rosas vermelhas no dia de São Valentim?

Ramo de flores e mulher
Correct! Wrong!

Oferecer rosas vermelhas é um gesto romântico tradicional, mas até finais do século XVII não era frequente oferecer flores de todo. Terá sido o Rei Carlos II da Suécia, que introduziu esse hábito na Europa, depois de uma viagem à Pérsia. Nos tempos vitorianos, em Inglaterra, as rosas vermelhas – símbolo de amor eterno – tornaram-se um presente de São Valentim. Desde os tempos dos romanos e gregos, em que se dizia que tinham nascido das lágrimas de Afrodite, que são associadas às deusas do amor.

Por que motivo Cupido é associado ao dia de São Valentim?

Cupido
Correct! Wrong!

É impossível escapar a este pequeno guerreiro do amor, sempre pronto para disparar as suas setas e fazer as pessoas apaixonarem-se. Esta imagem remonta ao final do período helénico, quando começaram a representar Eros mais como uma criança, sendo que inicialmente era um jovem deus. Os romanos mudaram o nome para Cupido, que em latim tem uma conotação de desejo (Eros, de erotismo), mas mantiveram a forma e os seus pais, que são a deusa do Amor e o deus da Guerra (o que explica o arco). Atualmente, é uma figura bondosa, mas nesses tempos era mais caprichosa e não hesitava em lançar as suas setas para causar a maior confusão ou desgosto.

Quando se tornou comum oferecer postais de São Valentim?

Dia de são valentim
Correct! Wrong!

No século XVIII, em países como Inglaterra e França, tornou-se comum embelezar as cartas e os versos de amor que já se escreviam com corações, pássaros e flores. Essas cartas eram depois seladas com lacre e deixadas à porta das senhoras. No final do século, começaram a surgir os primeiros postais comerciais, já desenhados e escritos com quadras populares alusivas ao amor.

Qual o mais antigo postal de São Valentim que se conhece?

Postal Hallmart
Correct! Wrong!

O registo mais antigo terá sido um poema escrito por Carlos I de Orleães em 1415, enquanto estava preso na Torre de Londres. Carlos terá sido preso na batalha de Azincourt, e nesse mesmo ano escreveu um poema à sua mulher, Bona de Armagnac que terminava da seguinte forma: I am already sick of love, My very gentle Valentine. Tinha apenas 21 anos, e Bona era já a sua segunda mulher. Infelizmente, ficou preso durante 25 anos até ser libertado, e Bona morreu antes, pelo que nunca se reencontraram.

Sabe quem recebe mais cartões de São Valentim?

Pombo correio
Correct! Wrong!

Segundo os armazéns Walmart, a maior instituição de postais (e não só) nos Estados Unidos, a maioria dos cartões de São Valentim são dedicados às professoras e aos professores. Seguem-se as crianças, as mães, mulheres, maridos e, finalmente, namorados.

O que sabe realmente sobre o Dia dos Namorados?
Maravilhoso!
É um(a) verdadeiro(a) Cupido e a história do amor não tem segredos para si.
Parabéns!
É evidentemente um(a) especialista nas histórias do amor. Mas não se esqueça que ainda há espaço para melhorar…
Ohhhh…
Parece que ainda tem muito para aprender sobre os meandros do amor. Pode começar por fazer já o teste de novo, vi ver como se sai melhor!
Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.