Muito, pouco ou nada? Qual o seu grau de dependência das redes sociais? Muito, pouco ou nada? Qual o seu grau de dependência das redes sociais?

Muito, pouco ou nada? Qual o seu grau de dependência das redes sociais?

min de leitura

O nosso comportamento online pode vir a gerar sentimentos de frustração ou alegria, sendo que este simpático quiz nos vai ajudar a perceber esse impacto.


Publicado em 03-Jul-2023

Quer se queira quer não queira, as redes sociais fazem parte das nossas vidas e têm um impacto profundo no nosso bem-estar, assim como no daqueles que nos rodeiam. Será que o nosso comportamento ainda é um hábito de distração e diversão positiva? Ou será que se está a tornar numa fonte de preocupações e problemas. São dúvidas perfeitamente normais, mas cuja resposta se torna um pouco mais clara depois de responder a estas 10 perguntas.

Fico frustrado ou ansioso se não consigo entrar nas redes sociais.

Tem quantas contas nas redes sociais que utiliza regularmente?

Nas redes sociais procurar juntar-se a grupos que promovam o bem-estar ou em ajudar outros?

Com que frequência vai ver o que se passa nas redes sociais logo ao acordar?

Sente-se mais cansado e perde horas de sono por ficar muito tempo ao telemóvel antes de se deitar?

Os que estão mais próximos queixam-se do tempo que passa nas redes sociais?

Sente-se frustrado, letárgico ou de alguma forma diferente depois de passar muito tempo nas redes sociais?

Sente que tem mais em comum com as pessoas com que interage nas redes sociais do que com aqueles que lhe estão próximos?

Costuma verificar as afirmações que vê nas redes sociais, para perceber se estão corretas?

Quando consultou pela última vez às redes socias?

Muito, pouco ou nada? Qual o seu grau de dependência das redes sociais?
Parabéns… É um utilizador casual de redes sociais.
Provavelmente gosta de utilizar as redes sociais, e é tão "cusco" como qualquer pessoa, mas também sabe que tudo o que é demais faz mal, e não vai deixar que isto tenha qualquer impacto significativo na sua vida
Frequente…mas saudável.
Se utilizar as redes socias desse direito a milhas já tinha o cartão cheio. Ainda assim, está longe de ser compulsivo e acaba por ter uma vida online maioritariamente saudável. Provavelmente até as usa sobretudo para se ligar a amigos e sabe muito bem separar toda esta atividade do resto da vida, não permitindo que interfira com as outras obrigações.
Cuidado! Parece ter uma relação de alguma dependência.
O seu tempo de media social parece ter ultrapassado a fronteira entre o que é saudável e o que pode ser considerado como compulsivo. Demasiado tempo nas redes sociais podem trazer problemas noutras áreas da sua vida, especialmente no relacionamento com companheiros e filhos ou no trabalho. No fundo, o que mais importa. É tempo de reexaminar o papel das redes e colocar um ponto final a essa dependência.

Por C-Studio / Cofina Media

A neurologista Dulce Deutel e os segredos para uma boa noite de sono

A neurologista Dulce Deutel e os segredos para uma boa noite de sono

Um bom sono é um bem precioso, mas cada vez mais difícil de alcançar, como nos explica a Dra Dulce Neutel, uma das maiores especialistas no tema.