Isabel Costa, a Burel Factory, e a arte de valorizar o que é nosso Isabel Costa, a Burel Factory, e a arte de valorizar o que é nosso

Isabel Costa, a Burel Factory, e a arte de valorizar o que é nosso

min de leitura

De tecido tradicional em extinção a caso de sucesso na indústria do luxo. A (nova) história do burel, contada por quem mais ajudou na sua recuperação.


Publicado em 15-Set-2022

O burel é um dos grandes tesouros de Portugal. Nasce no coração da Serra da Estrela, é um tecido amigo do ambiente, 100% natural de pura lã virgem, criado por processos tradicionais. Oferece ainda uma versatilidade tal que é procurado pelas indústrias mais díspares, da construção à moda e ao luxo.

Na viragem do século, no entanto, o burel parecia condenado ao desaparecimento, o que provavelmente teria acontecido não fosse pela visão do casal Isabel Dias da Costa e João Tomás, que perceberam o imenso potencial deste tecido. Assim, adquiriram e salvaram da insolvência a maior fábrica da região, detentora de teares centenários, e salvaram os postos de trabalho a dezenas de habitantes locais. Depois, mantendo os métodos de produção tradicionais, modernizaram o burel, dando-lhe novas cores, novos usos e aplicações “A arte tem um papel muito importante na nova vida do burel” diz Isabel Costa.

Isabel Costa, a Burel Factory, e a arte de valorizar o que é nosso | Unibanco

Tudo começou com uma paixão pelas paisagens da Serra da Estrela. Foi isso que levou à decisão de recuperar o antigo sanatório das Penhas Douradas, lá no topo, e transformá-lo num hotel. A recuperação do espaço levou, por sua vez, à descoberta do burel, e hoje o grupo conta já com dois hotéis (a Casa das Penhas Douradas e a Casa de São Lourenço), com a Burel Factory e duas lojas em Lisboa e outra no Porto. Sendo que através da loja online o burel tem chegado aos quatro cantos do mundo.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.