Grelhados de verão Grelhados de verão

Grelhados de verão

min de leitura

Verão, ar livre, e uma bebida fresca na mão. Já só falta um bom grelhador para começar a preparar as refeições mais deliciosas.


Publicado em 29-Jun-2021

Não nos interpretem mal, o tempo frio também liga muito bem com um churrasco quente, mas, no verão, a carne, o peixe e os vegetais grelhados ganham outro sabor, porque podemos saboreá-los ao ar livre, no final de uma tarde quente ou debaixo de uma sombra refrescante.
Como existem vários grelhadores diferentes, vamos aqui analisar as vantagens e desvantagens de cada um, para que a grelha não esconda segredos.

Grelhados de verão | Unibanco

Grelhadores a carvão

São os grelhadores mais tradicionais, mas infelizmente aqueles que mais trabalho dão – e sujam. Começa logo com a preparação das brasas e termina com a limpeza no final de festa, mesmo quando possuem uma bandeja dedicada para cinzas. Exigem, também, uma maior perícia na grelha, porque a temperatura não é facilmente controlável. Dito isto, continuam no topo das preferências, porque nenhum outro grelhador consegue resultados tão saborosos e aromáticos. Só mesmo com carvão em brasa.

Churrasqueira Chargriller Wrangler

Grelhados de verão | Unibanco

Este Chargriller parece-se com uma locomotiva de antigamente, e há duas boas razões para isso: a primeira é que funciona a carvão, claro, e a segunda porque está igualmente construído para durar uma eternidade. A ventilação lateral, mais a chaminé, permite controlar a potência do calor, para selar, grelhar ou fumar os alimentos, e tem uma área de grelha que permite receber até 18 hambúrgueres. Por isso podem convidar amigos à vontade. A limpeza está simplificada pela grelha amovível, mas é um objeto bastante pesado, como não é difícil imaginar, por isso, não é o ideal para usar e arrumar. Antes deixar cá fora o verão inteiro, para usar e abusar.

Barbecue a carvão Food&Fun

Grelhados de verão | Unibanco

Num extremo quase oposto, este Food&Fun FFGRC2004 é um grelhador a carvão quase portátil, até porque tem uma parede dupla que mantém o exterior bastante arrefecido. Acender o carvão tornou-se também muito mais fácil e rápido, graças a um ventilador incorporado alimentado a pilhas. O interior está desenhado para permitir a passagem do ar e para que a gordura não caia sobre o carvão, mas num tabuleiro. A grelha mede 37 centímetros, o que dá uma superfície bastante versátil.

Grelhadores a gás

Os grelhadores a gás estão mais disseminados. E isto porque aquecem muito rápido e oferecem um controlo mais preciso da temperatura, dando menos trabalho a preparar e a limpar. Não há dúvida de que conseguem resultados de grelha muito bons, também, mantendo os sabores e os sucos dos alimentos. Por outro lado, ainda não conseguem acrescentar aquele delicioso travo fumado, típico da madeira.

Grelhador inteligente Genesis II

Grelhados de verão | Unibanco

Este Weber Genesis II EX-335 GBS é bem capaz de ser o melhor amigo da pessoa na grelha. Uma máquina “inteligente”, de uma das marcas mais tradicionais de grelhadores, que permite acompanhar o tempo de cozedura, a temperatura precisa do grelhador e dos alimentos e até seguir uma contagem decrescente até estarem prontos, tudo no smartphone. Alerta até quando se torna necessário virar a carne! Assim, fica mais livre para acompanhar o jogo na televisão ou beber uma cerveja e relaxar com os amigos. Mas há mais, porque, com três queimadores, tem uma zona dedicada só para selar os alimentos e outra para manter as peças quentes, conseguindo servir ao mesmo tempo. Tudo está onde devia estar e é, sem dúvida, um dos melhores grelhadores do mercado. O único senão é mesmo o preço: 1.888,95 euros.

Minicookspot

O Minicook é um ótimo grelhador, bastante portátil e prático, com uma tampa que serve como tábua de corte, e uma base que duplica funções como zona de armazenamento. Em termos de design também não está nada mal, com linhas minimalistas e divertidas. Perfeito para levar para o terraço, jardim, varanda, e até num piquenique. Tem um bico de potência ajustável, e uma área que funciona bem para uma família, e vem já com uma carga de gás. À venda pela Galp por 149,99 euros.

Grelhadores elétricos

Os grelhadores elétricos estão para os de gás como estes estão para os de carvão: ou seja, são ainda mais fáceis de operar, ligar, aquecer, controlar e limpar, mas não conseguem produzir resultados com a mesma excelência dos irmãos. E se forem para o exterior necessitam de uma tomada por perto. Ou de uma extensão muito grande, o que não será uma boa ideia se alguém tropeçar no fio.

Tefal Aromati-Q

Acabámos de escrever que os grelhadores elétricos não cozinham como os de carvão, e vamos desmentir-nos. Porque este Tefal tem um acessório que deixa os cozinhados com aquele mesmo toque fumado que atrai no carvão. Também é bastante versátil, pois pode ser colocado em cima de uma mesa ou de pé. Boa área de grelha, termóstato ajustável a seis posições mais um termómetro na tampa para acompanhar com precisão. Por 295 euros.

Grelhador elétrico Weber Q 1400

Grelhados de verão | Unibanco

Numa cidade, um grelhador elétrico é geralmente a única forma de conseguir fazer um bom churrasco, o que nos leva a recorrer de novo aos conhecimentos da Weber para apresentar este pequeno grelhador, bom para levar para uma varanda, por exemplo, até porque tem uma base (amovível) que recolhe todos os sucos sem fazer sujidade. Excelentes resultados para o tamanho, por 313,95 euros.

Conte com o UNIBANCO

Pague com o cartão UNIBANCO em 3x, sem juros, para valores iguais ou superiores a 300€, caso pague os fracionamentos na totalidade. Saiba mais aqui!