Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda

Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda

min de leitura

A série da Netflix está a fazer sucesso no ecrã e a recrutar cada vez mais jogadores para o xadrez, desejosos de fazer Xeque-mate ao adversário.


Publicado em 09-Dez-2020

Gambito de Dama é uma das aberturas mais antigas do xadrez, tem praticamente cinco séculos, mas continua a ser uma das mais populares e foi, também, o nome de uma novela que a Netflix adaptou ao pequeno ecrã e que virou rapidamente um fenómeno cultural. Fez disparar audiências e, mais surpreendentemente, o interesse no jogo. Com a série muitas famílias (re)descobriram o prazer de jogar xadrez, conta-nos a CNN, que cita o exemplo de Zoe, de 15 anos, e do seu pai, David Bradley, que passam agora a maior parte dos fins-de-semana a jogar um contra o outro. David aprendeu com o avô, mas não tocava num tabuleiro praticamente desde que a filha nasceu e só o facto de terem começado a assistir ao drama juntos os atirou para o tabuleiro.

Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda | Unibanco

Em Gambito acompanhamos a história de Beth Harmon, uma jovem órfã que descobre o xadrez no orfanato e rapidamente se revela um prodígio. Vence grandes mestres, um atrás do outro, até chegar aos campões mundiais. Tudo isto enquanto luta contra a sua dependência de álcool e drogas, e contra um mundo dominado por homens. O sexismo está bem patente na série, que se passa nos anos 1960, onde ninguém acredita nas hipóteses de uma mulher e esse fator de superação explica obviamente parte do sucesso da série junto de jovens como Zoe Bradley.

A estação de televisão norte-americana revela ainda, citando uma empresa de marketing e pesquisa, a NPD, que as vendas de tabuleiros de xadrez disparam 87% naquele país e a de livros relacionados com o tema 603%  Mesmo em Portugal a Google revela um aumento de 300%  nas pesquisas por “Jogos de Xadrez”, e 70% por “Tabuleiros de Xadrez”. Um interesse súbito de norte a sul do país e se faz parte desta legião de fãs venha então descobrir tudo o que precisa para abrir com um Gambito de Dama, e só terminar num Xeque-mate:

O Grande Livro do Xadrez, de Álvaro Pereira

Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda | Unibanco

Será provavelmente o mais completo manual e história do jogo em língua portuguesa. E com uma abordagem algo inédita, pois alterna capítulos de natureza técnica, com jogadas, e outros que compilam a história, as lendas e alguns episódios curiosos sobre este jogo cujas origens se perdem no tempo. Preço: 22 euros.

Regium

É um tabuleiro de xadrez do século XXI (ou de um livro de Harry Potter), com peças fabricadas à mão, na melhor madeira, mas repleto de tecnologia (ou magia). Isto porque se estiver a jogar contra um adversário via internet ou contra o próprio programa de xadrez as peças destes movem-se sozinhas no tabuleiro eletrónico.
O jogo está em crowdfunding. e apesar de ter alcançado mais de 300% do objetivo ainda podemos entrar, aqui. Preço: existem dois tabuleiros à escolha, o Classic e o Premium, por 530 e 660 euros respetivamente.

Chess.com

Um site onde vai encontrar tudo o que necessita para joga. Tutoriais e explicações sobre as regras e os movimentos, para quem está a dar os primeiros passos. Aulas mais avançadas para quem aperfeiçoar a técnica. Jogos online, dentro de uma comunidade ou com jogadores oriundos dos quatro cantos do mundo, organizados por níveis. Ou então contra um jogador virtual – que simpaticamente reconhece o nosso nível, e não joga como se estivesse a enfrentar um Kasparov. Também disponível em app para Android.

Conjunto de Jogos 7 em 1, Olivo

Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda | Unibanco

Um set de jogos de tabuleiro clássicos com as peças em madeira. Podemos jogar gamão, damas, cribbage, cartas, póquer de dados e dominó, para além de xadrez. Preço: 20 euros.

Jogar xadrez, de John Tremais

Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda | Unibanco

Para os mais pequenos – ou para toda a família – este Jogar Xadrez inclui tudo o que precisa para começar: um livro de 32 páginas, repleto de explicações passo a passo, dicas e conselhos, mais o tabuleiro e as peças. Preço: 10 euros

Tabuleiro de madeira com arrumação

Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda | Unibanco

A Federação Portuguesa de Xadrez vende este prático set, muito leve e pequeno. Perfeito para ser guardado em casa e até levar de viagem. Dimensões, em aberto: 35X35 com, 3,5 a casa e 3,5 o peão. O rei mede 6,5 cm. As peças ficam arrumadas dentro da caixa. Preço: 36 euros.

Conjunto Staunton 6

Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda | Unibanco

Já para quem procura um tabuleiro mais “a sério” a federação vende também um conjunto Staunton, com as casas em preto fosco, uma alternativa ao tradicional castanho escuro. As medidas são 54×54 cm, cada casa mede 6 cm, o peão 5, e o rei 10 cm.  Preço: 94 euros

BHB relógio de Xadrez

Gambito de Dama: série da Netflix coloca o xadrez na moda | Unibanco

É certo que existem muitos relógios de xadrez digitais, mais baratos e que cumprem perfeitamente função, mas passar a jogada ao adversário num relógio analógico tem outro brilho. Preço: 38,30 euros.