Faça Você Mesmo: dicas e truques para resolver problemas em casa Faça Você Mesmo: dicas e truques para resolver problemas em casa

Faça Você Mesmo: dicas e truques para resolver problemas em casa

Faça Você Mesmo: dicas e truques para resolver problemas em casa

Não negue à partida uma ciência que não conhece. Venha descobrir como pode ser tão fácil resolver as avarias lá de casa com a ajuda dos “especialistas” do Youtube


Publicado em 15-Set-2020

Pode até achar que os trabalhos manuais não são para si, ou já teve uma má experiência, mas quando alguma coisa não está bem o seu primeiro instinto é chamar imediatamente um perito. Nada de errado, naturalmente, e por algum motivo eles são especialistas, mas a verdade é que a maioria dos problemas têm uma solução tão simples que chega a ser um desperdício chamar um profissional para os resolver. Há muitas reparações que todos podemos fazer, poupando um dinheirão no processo. Estes 10 problemas são um belo exemplo disso mesmo…

Abrir um cadeado

Se tem qualquer coisa presa a um cadeado e perdeu a chave (ou esqueceu o código), há uma maneira muito direta de resolver o problema. Só precisa de dizer adeus ao cadeado.

Mossas na madeira

A porta tem uma mossa? A comoda está riscada? Então venha descobrir as maravilhas da madeira maciça – e de como um pouco de vapor (água + calor) pode fazer milagres.

Dar vida nova a móvel velho

Antes de deitar fora um móvel velho, olhe bem para ele antes, e imagine se uma pequena remodelação não lhe daria uma vida nova. Basta uma boa demão para mudar radicalmente um armário – e não é complicado.

Buracos na parede

Com o tempo é perfeitamente normal que uma casa ganhe buracos na parede, causados por quadros que mudaram de lugar  ou prateleiras que deixaram de estar. E tapá-los é possível, basta usar massa de preenchimento (em pó, pasta e até em spray), lixar tudo muito bem e pintar por cima. Solução que serve para rachas na parede também. O único problema é que necessita de ter a tinta certa, exatamente igual à antiga, ou arrisca-se a ficar com uma mancha na parede e tem de pintar a divisão inteira.

Outra técnica, para quando o buraco é um pouco maior.

Colocar papel de parede

E que tal aproveitar a mancha para dar um toque diferente à decoração da divisão, aplicando papel de parede? É que não é nada do outro mundo, como se percebe aqui:

Lavatório com fuga

Se, na cozinha ou na casa de banho, tem um lavatório a perder água o problema está muito provavelmente no ralo sifonado. Fácil e barato de substituir.

Torneira a pingar

Quem nunca teve uma torneira a pingar? É um dos problemas mais comuns, e dispendioso também, porque pode perder qualquer coisa entre 20 e 220 litros de água por dia, o que é uma loucura completa. Ainda para mais se pensarmos como é simples de resolver:

Trocar a torneira

Por vezes a torneira já não tem arranjo, mas nem assim é caso para se preocupar, porque o trabalho continua a ser muito simples.

Reparar o autoclismo

Outro problema muito comum onde o desperdício de água é enorme.

Calafetar portas e janelas

Contra o calor e contra o frio, calafetar, calafetar… Isolar portas e janelas é fundamental para poupar na conta de eletricidade ou gás, e muito mais simples do que parece. Recorde-se que deve limpar muito bem a área antes do trabalho, para que adira melhor.

Desentupir um cano

Há muitos métodos para desentupir canos antes de chamar um canalizador. O mais comum será comprar um qualquer desentupidor em gel num supermercado, mas este método promete ser igualmente eficaz sem químicos terríveis, uma grande vantagem.

Se não resultar existem opções bem mais musculadas. Outra dica: a mesma peça do vídeo existe sem o mecanismo, para poder ligar o arame a um berbequim.  

Gavetas emperradas

Tornou-se uma tortura abrir as gavetas da velha comoda da avó? Com as gavetas em madeira existem várias soluções que pode tentar antes de levar a um carpinteiro para serem lixadas:

Por C-Studio / Cofina Media