Exercícios para fazer em casa Exercícios para fazer em casa

Exercícios para fazer em casa

min de leitura

Os melhores treinos do mundo para se manter saudável enquanto fica em casa. E 1 e 2 e… Let’s go!


Publicado em 17-Abr-2020

Trigésimo quarto dia de quarentena. Mais um dia sem ir ao ginásio. Já lá vão 12 anos!

A piada corre o Facebook, mas não esconde uma realidade inegável: fechados em casa estamos demasiado sedentários para o nosso bem, pelo que é fundamental criar um regime de treinos diários. Nunca será demais salientar os impactos positivos em adotar um comportamento ativo, nem os efeitos negativos da inatividade prolongada, que pode levar a inúmeras doenças e distúrbios crónicos.

Foi sobretudo a pensar em quem não se mexe tanto quanto devia que criámos este pequeno guia com sugestões e dicas para levar uma vida mais ativa. Provavelmente os experts já criaram as suas próprias rotinas, mas mesmo eles podem retirar algumas ideias, por isso, não desapareçam já a correr e continuem a ler mais um pouco…

YouTube e apps. É por aqui que vamos entrar em grandes e pequenos ginásios e na casa das pessoas a partir da nossa, e é por aqui que vamos descobrir exercícios maravilhosos numa espécie de aulas privadas à distância de um clique.

Yoga with Adriene

Vamos começar com ioga, um excelente exercício para o corpo (fortalecendo músculos, resistência e elasticidade) e para a mente (diminuindo stress, ansiedade e promovendo o relaxamento). Uma espécie de 2 em 1 perfeito para estes dias. Se nunca pensou dedicar-se ao ioga, devia, e estas aulas com a Adriene são um excelente sítio para começar, sobretudo este primeiro vídeo de 20 minutos.Quem subscrever o canal terá acesso a um novo vídeo semanal ou, em alternativa, pode entrar no programa #30daysofyoga com uma das mais populares iogues, com quase sete milhões de seguidores.

Asana Rebel

Uma alternativa muito popular é esta app (10 milhões de utilizadores) disponível para Android e iOS. O Asana orgulha-se de dar mais ênfase ao fitness do que à espiritualidade, e pode inclusivamente estabelecer um objetivo (perder peso, ficar em forma, aumentar a flexibilidade, etc.) que a app escolhe os treinos mais adequados, entre mais de 100 workouts. Apesar de grátis, o Asana é muito limitado nesta versão, ou seja, para que valha realmente a pena terá de pagar a assinatura, com um custo a partir dos 4,91€ por mês.

Dicas do Salgueiro

Se nem a quarentena vos convence a aderir ao ioga, então talvez pretendam algo mais fitness puro e duro – e puxado. Para isso podem assistir às Dicas do Salgueiro, de Bruno Salgueiro, o youtuber nacional campeão neste segmento. #treinacomigoemcasa é um plano de exercícios criado especialmente para estes tempos.

Ginásios online

Sinal dos tempos, surgiu já um ginásio exclusivamente online, o Go – Ginásio Online,no qual também poderá escolher um programa específico consoante o seu objetivo. Pode, por exemplo, optar pelo plano Smart Active, um equilíbrio entre exercícios de força, resistência e mobilidade, ou pelo Smart Functional, para quem quer queimar calorias, ou Smart Fit, para tonificar e definir. Estes planos são grátis, mas pode também assistir a aulas tal e qual como num ginásio  ̶  com uma infinidade de opções, de pilates a HIIT e GAP. O Equinow é um ginásio português “normal” que criou um canal de YouTube em que disponibiliza aulas gravadas pelos seus instrutores nas suas próprias casas, como se pode ver no vídeo anterior. Tudo muito real.

Mais aulas

Pamela Reif é outra fitnesstuber famosa e aqui apresenta-nos um programa com apenas 20 minutos concebido para principiantes que é, basicamente, a maçã dos exercícios: “Um por dia e não sabe o bem que lhe fazia.” Pode se quiser, adicionar-lhe algo mais virado para a flexibilidade.

E finalmente, se não quiser seguir ninguém, nem acompanhar exercícios com vídeo, dê um salto até esta página da OMS, a Organização Mundial de Saúde, que compilou uma série de exercícios para fazer longe do ginásio. Bons treinos.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.