Dia do Pai: sugestões para passar o dia juntos, ao ar livre Dia do Pai: sugestões para passar o dia juntos, ao ar livre

Dia do Pai: sugestões para passar o dia juntos, ao ar livre

min de leitura

A todos os pais! Neste vosso dia levantem-se do sofá, calcem umas botas de caminhada e venham divertir-se com os filhos ao ar livre. Vai ser divertido.


Publicado em 15-Mar-2022

As caminhadas em família são uma atividade acessível a todos, saudável e garantem bons momentos de comunhão. Por isso, neste Dia do Pai, deixem os telemóveis sossegados – a menos que seja para tirar fotografias para mais tarde recordar ou para fazer algum pagamento (ja ouviu falar do Apple Pay e do Google Pay certo?)- desliguem as consolas, e venham divertir-se ao ar livre. Aqui encontram várias sugestões.

Jardins de Vinhas

Dia do Pai: sugestões para passar o dia juntos, ao ar livre | Unibanco

O que os vinhos da Região de Setúbal propõem é um passeio saudável entre campos de vinhas a perder de vista, com algumas paragens retemperadoras em adegas, para conhecer melhor e saber identificar as castas da região, o processo de vinificação e, claro, provar os vinhos. Não há como falhar.  

O percurso é circular, e tem uma distância um pouco superior a 11 quilómetros, passeio que se faz calmamente em três horas, sem contar com as paragens. Como é circular, pode começar-se realmente em qualquer ponto, porque passa por todos, mas a sugestão é começar em Fernando Pó, velha aldeia de forte tradição vinícola, em Palmela. Dali segue-se para Fernão Pó e para a Casa DuPó. Em ambas as adegas podem fazer-se visitas guiadas e provas de vinho. O percurso está bem assinalado e as indicações são muito fáceis de seguir, por isso ninguém se vai perder. A Filipe Palhoça Vinhos será a próxima paragem, antes de rumar à famosa Casa Ermelinda de Freitas. Todas as visitas são opcionais e necessitam de marcação prévia, algo que pode fazer nos respetivos sites. A informação está toda disponível no site da Rota dos Vinhos de Setúbal. Com exceção da Casa DuPó, cuja visita (e prova de um vinho) é gratuita, todas as outras têm um custo. Mais informações também no site da Câmara Municipal de Palmela.

Serra da Estrela

Dia do Pai: sugestões para passar o dia juntos, ao ar livre | Unibanco

Agora que a Serra da Estrela está com neve, porque não aproveitar para dar uma bela caminhada com direito a fazer um boneco de neve e atirar bolas? Ou ir até ao cume e fazer um pouco de tobogã? O site de turismo da Câmara de Manteigas revela-nos que existem vários trilhos que se podem fazer na Serra, para todos os gostos e níveis de dificuldade. A Rota do Poço do Inferno é um deles e, apesar do nome, não é preciso ter medo, porque não é nada complicado. Tem uma duração de 2,5 quilómetros apenas, mas é suficiente para ver a Serra em todo o seu esplendor. Quem gosta de desafios maiores pode tentar também a Rota do Carvão, ou a Rota do Glaciar, e quem quiser realmente aproveitar o fim de semana pode ficar alojado na Casa das Penhas Douradas, e experimentar todo o requinte de um hotel de montanha.

Rota de Românico

Dia do Pai: sugestões para passar o dia juntos, ao ar livre | Unibanco

Viaje até um tempo esquecido de guerreiros, com este percurso por trilhos e caminhos medievais, que cruza alguns dos mais belos monumentos de Portugal. Como a famosa Ponte do Arco, que une as duas margens do Rio Ovelha. A Rota do Românico pode ser feita a pé, de bicicleta (ou até de carro), num dia, em vários…O “menu” é perfeitamente customizável e no site pode inclusivamente desenhar o seu próprio percurso, para fazer com um guia – a maneira mais engraçada para realmente perceber a história. Se não for já, a partir de abril os mais pequenos (e não só) podem ainda divertir-se no Magikland, um parque de diversões com direito a montanha-russa, em Penafiel.

Monumento Natural das Pegadas

Dia do Pai: sugestões para passar o dia juntos, ao ar livre | Unibanco

Deixe a imaginação dos mais novos correr livre, à medida que trilham os mesmos caminhos percorridos por dinossauros há milhões de anos. O Monumento Natural das Pegadas, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, na região de Lisboa, ocupa uma área de 54 hectares e é o maior trilho jurássico do mundo. A visita inclui um passeio pelo Trilhos das Pegadas, onde andaram os dinossauros saurópodes, um dos maiores seres vivos que alguma vez caminharam por esta Terra, e o Jardim do Jurássico. Ainda não encontrámos forma de clonar os animais, como nos filmes, mas mesmo assim é um passeio bem divertido.