Dez livros para as férias de verão Dez livros para as férias de verão

Dez livros para as férias de verão

min de leitura

Entre obras recentes e novidades absolutas, estes são os 10 livros que deve levar para toda a família ler nestas férias de verão. No campo ou junto ao mar.


Publicado em 14-Jul-2022

Dizem que quem lê um livro sempre viaja, mas desta vez propomos-lhe algo ligeiramente diferente: aproveitar as férias reais para se dedicar à ficção. Afinal, em que outra altura temos mais tempo para dedicar ao prazer de ler um bom livro?

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

1 O Último Verão em Roma, de Gianfranco Calligarich

O Último Verão…  foi editado apenas no ano passado, mas já é considerado um clássico da literatura italiana, e comparado aos grandes livros de Truman Capote ou Hemingway. Dele disse o Le Figaro: “Ainda é possível encontrar tesouros: é o caso deste livro. Uma obra-prima.” Uma história de amor que é tanto sobre pessoas como sobre a cidade eterna.

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

2 Mandem Saudades Uma Longínqua História de Emigração, de Mário Augusto

Em Mandem Saudades, Mário Augusto, de quem estamos mais habituados a ouvir falar sobre cinema, na RTP, abre-nos a página para uma das histórias mais incríveis e desconhecidas da nossa diáspora: a dos quase 30.000 portugueses, na sua maioria madeirenses, que partiram numa longa rota de emigração para o meio do Pacífico, na viragem do século XIX. Escapavam à fome e à miséria, mas não encontraram uma vida mais fácil. Seria uma viagem sem retorno, mas que levaria muito de Portugal para o Havai, incluindo o cavaquinho, que os americanos passaram a chamar de ukulele e elevaram à categoria de bandeira das ilhas.

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

3 Longa Pétala de Mar, de Isabel Allende

No seu penúltimo romance, Isabel Allende oferece-nos mais duas personagens inesquecíveis, Roser Bruguera e Víctor Dalmau, enquanto fogem à vitória franquista e embarcam junto com mais dois mil refugiados de guerra no Winnipeg, o navio que o poeta Neruda fretou para levar os resistentes espanhóis para o Chile − essa “longa pétala de mar, de vinho e de neve”. Pátria dele, Neruda, e dela, Allende. Uma viagem histórica, mas muito atual, contada com uma beleza rara.

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

4 A Rapariga no Abismo, de Charlie Gallagher


Ainda bem que nas férias não temos a mesma pressão do tempo, porque vai ser difícil largar este policial de suspense, que nos prende em cada página, impacientes para saber o que se passa na seguinte. O que vai acontecer à rapariga dentro do contentor? Ela não pode esperar e nós também não.
Charlie Gallagher é um autor em ascensão no Reino Unido, onde os seus thrillers são cada vez mais procurados pelo realismo e autenticidade de quem exerceu mesmo a profissão de detetive durante vários anos.

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

5 Não há Lobo Mau nesta História, de Lou Carter

Os Três Porquinhos estão impacientes, a Avozinha irritada, e não há forma de o Lobo Mau aparecer. É verdade, parece que o Lobo Mau gritou “Basta!” e anunciou que a partir de agora não entra mais em histórias. E agora? Conseguirão as personagens dos contos tradicionais passar sem ele? Mais um divertido livro infantil de Lou Carter, com ilustração de Deborah Allwright, que mistura várias personagens clássicas numa história em que falta a principal.

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

6 Cagaster Nº1

No final do século XXI, um em cada mil humanos é contaminado por uma doença chamada Cagaster, que provoca a metamorfose dos infetados em monstruosos insetos antropófagos. Dois terços da humanidade são dizimados até que… Cagaster, de Kachou Hashimoto, é uma das grandes novidades no universo manga. A autora conta já com uma obra de relevo, mas esta obra tem a curiosidade de ser a sua primeira, apesar de apenas agora editada.

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

7 A Purga, de Sofi Oksanen

A Purga é o romance mais importante desta escritora estoniana, e valeu-lhe prémios como o Femina, o Prémio Europeu de Melhor Romance, o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico e a medalha de honra da Ordem das Artes e Letras, em França. Trata-se de um relato impressionante, sensível e audaz da sociedade estoniana após a queda da União Soviética, e a (re)encontrada liberdade da independência. Um romance que, embora não partindo dessa premissa, se torna fundamental para compreender as últimas décadas daquela região.

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

8 Skandar e o Roubo do Unicórnio, de A.F. Steadman

“Um novo herói levanta voo”, dizem. Skandar é o primeiro volume – e para já único − de uma série que estreou lá fora apenas uns meses antes de o livro ser editado em Portugal, mas que revela a suprema ambição de conquistar os mesmos leitores de Harry Potter e Percy Jackson. Certo é que a Sony Pictures já adquiriu os direitos para levar as aventuras de Skandar Smith, Cavaleiro de Unicórnios, ao grande ecrã. 

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

9 O Silêncio do Mar, de Yrsa Sigurdardóttir

Um iate de luxo chega à marina de Reiquiavique sem ninguém a bordo. O que aconteceu à tripulação e à família que seguia nele quando zarpou de Lisboa? Um romance policial arrepiante, ao melhor estilo nórdico e escrito por uma das suas maiores autoras.  Com breve inspiração na história misteriosa do Mary Celeste, que foi encontrado à deriva e sem tripulação, ao largo dos Açores, em 1872, O Silêncio do Mar será talvez o mais perturbador romance de Sigurdardóttir

Dez livros para as férias de verão | Unibanco

10 Educar pela Positiva, Um Guia para Pais e Educadores, de Nuno Pinto Martins

Porque não são só as crianças que precisam de se preparar para os desafios do crescimento, em Educar Pela Positiva temos um prático guia para ler antes da chegada de mais um ano letivo. Cheio de pistas e exemplos concretos para ajudar os mais velhos a ajudar os mais novos a resolverem os problemas, superarem os desafios do crescimento e a desenvolverem autonomia, responsabilidade, cooperação e autoestima. No fundo, a orientá-los para que possam crescer mais felizes.

E não se esqueça de consultar também a lista de livros para ler nas férias, que compilámos o ano passado, para aumentar ainda mais as opções.