Crianças saudáveis, crianças felizes Crianças saudáveis, crianças felizes

Crianças saudáveis, crianças felizes

Crianças saudáveis, crianças felizes

Luísa Fortes da Cunha, especialista em alimentação saudável e autora do blogue My Casual Brunch, conta-nos como levar uma alimentação “três S”: Simples, Saudável e Saborosa.


Publicado em 16-Jul-2021

“Todos lá para fora praticar exercício físico”, incita Luísa Fortes da Cunha, autora do livro Crianças Saudáveis, Famílias Felizes. Mas, antes de sair a correr, não esqueçam os auscultadores para poder ouvir este podcast absolutamente indispensável, no qual a especialista em alimentação saudável deixa uma série de dicas e truques para o conseguir, bem como o seu lema, “os três S: Simples, Saudável e Saborosa”, até porque, acrescenta, “as refeições assim acabam também por não ser caras e são rápidas de fazer”.

Não será de estranhar que Luísa Fortes da Cunha comece por sugerir a prática de desporto. Após anos como professora de Educação Física conhece bem as suas vantagens, mas igualmente o sedentarismo crescente da maioria dos alunos, o que a levou, aliás, a especializar-se nesta luta contra a obesidade em geral – e a infantil em particular. Para isso, criou o blogue My Casual Brunch, em que podemos encontrar uma série de receitas saudáveis, simples de confecionar, com ênfase em produtos fáceis de encontrar e em conta, e que não obrigam a perder muito tempo na cozinha. Mais tarde chegou o livro (escrito em co-autoria com Raquel Fortes) editado pela Leya – Lua de Papel: Crianças Saudáveis, Famílias Felizes, e é muito requisitada para dar palestras e workshops sobre o tema.

Crianças saudáveis, crianças felizes | Unibanco

O seu interesse pela alimentação começou ainda no secundário, teria então 15 ou 16 anos, numa altura em que ninguém falava de alimentação saudável e muito antes de se formar em Educação Física. O gosto pela escrita é outra das suas paixões antigas e que a levou, pouco depois de concluir o mestrado em Gestão da Formação Desportiva, pela Faculdade de Motricidade Humana, a dar início à história de Teodora, uma jovem e curiosa menina prestes a tornar-se fada. De 2002 a 2014, Luísa Fortes da Cunha editou 14 títulos desta saga de aventura infantojuvenil, agora posta em stand by para dedicar toda a atenção e tempo ao combate à obesidade infantil.

“Nunca ir ao supermercado com fome” é outro dos seus conselhos especialmente acertados, porque é certo que nesse estado se “compra todo o género de alimentos pouco saudáveis”, mas tem alguma dificuldade em eleger uma das suas receitas para nos dar. Destaca umas panquecas de legumes, que “na realidade não são bem panquecas, parecem mais umas pataniscas, mas são extraordinárias”, e uns “ovos rancheiros”, “outra receita imperdível”, no entanto, o seu conselho é mesmo que visitem o My Casual Brunch e provem mais do que uma receita. Com base na sua experiência é o que costumam fazer os seus leitores, pois todos os fins de semana – normalmente é ao fim de semana – recebe centenas de fotografias de leitores a preparar e partilhar as suas receitas.

Quem sabe se este podcast não lhe vai abrir o apetite para fazer o mesmo?

Por C-Studio / Cofina Media