Como fazer um ginásio em casa Como fazer um ginásio em casa

Como fazer um ginásio em casa

min de leitura

Preferia treinar em casa e não ir ao ginásio? A boa notícia é que montar um ginásio em casa pode ser muito mais simples e barato do que imagina.


Publicado em 17-Nov-2020

Já não consegue viver sem exercício e faz muito bem(!), mas por estes dias possivelmente também dispensava as visitas ao ginásio e a assinatura mensal que paga por esse direito. Felizmente, a solução parece ser bem mais simples e em conta do que imagina, pois montar em casa um bom set up para fazer todas as rotinas custa muito pouco – ou quase nada, se usar alguma imaginação.  Melhor ainda, nem sequer precisa de transformar a sala ou o quarto num armazém de fitness, pois a maioria dos equipamentos que vai necessitar podem ser facilmente arrumados, sem estragar o decor.

Kettlebell

Trata-se de uma ferramenta essencial para realizar exercícios de treino funcional (ou seja, utilizar o corpo para uma determinada função, geralmente relacionada com atividades do dia a dia).

Dos 4 Kg aos 24 kg pode encontrar uma gama bastante completa na Decatlhlon por exemplo, com preços entre os 10 e os 60 euros ou, por um valor um pouco mais alto mais alto (209 euros), pode também optar por um Kettlebell de peso variável, que pode ajustar entre os 3,5 e os 18 KG.

Como funciona basicamente como um conjunto de halteres agarrados a uma pega, se já tiver esses pesos então já só precisa da pega. E mesmo que não tenha aparelho nenhum do género ainda pode optar por uma solução mais caseira, como um saco de plástico, com pacotes de farinha na quantidade desejada. Ou melhor, dois sacos, não vá acontecer um acidente de deixar a casa cheia de farinha. Um garrafão de água será outra boa forma de experimentar estes exercícios antes de avançar para uma compra. Aqui fica mais um workout:

Fitas de resistência elásticas

Nada mais simples, barato e fácil de guardar. Pode encontrar aqui ou aqui. Aqui ficam alguns dos exercícios que pode já começar a fazer:

TRX

De Total-body Resistance Exercise, mas também chamado de treino em suspensão. Foi desenvolvido pelos Seals norte americanos, que procuravam algo pequeno e fácil de transportar para se manterem em forma, em qualquer situação e em qualquer lugar. O que inclui, obviamente, as nossas casas. O equipamento de TRX consiste em duas tiras de nylon resistentes e reguláveis, acopladas a duas argolas, que servem para apoiar os pés e as mãos, sendo que a maioria vem já com tudo o que necessita para montar, sem mão de obra. TRX é uma marca registada, mas pode encontrar muitos outros equipamentos genéricos nas principais lojas. Depois é só começar o exercício:

Sandbag Workout

Mais um treino especialmente fácil de fazer – e ter – em casa. Basta o saco onde antes levava a roupa do ginásio (ou uma mochila) cheia. O nome remete-nos para a areia, mas pode usar qualquer material a servir de peso (podemos até voltar à farinha). Os exercícios possíveis são inúmeros ou não se tratasse de uma das rotinas mais replicadas e em voga por esse mundo fora.

Halteres

A peça mais básica de qualquer ginásio, mas também uma das mais imprescindíveis, pois são fundamentais para se realizar um treino completo. Além disso, como vimos, só precisam de uma “mãozinha” para se transformarem num Kettlebell, e existem em quase todos os tamanhos e feitios, o que significa que não terá qualquer dificuldade para encontrar em loja. Se preferir nem precisa de gastar dinheiro, pois as casas estão cheias de peças que cumprem perfeitamente com essa função, desde garrafas de água a latas de conserva, só devem de ser fáceis de agarrar.

Yoga Mat

Felizmente já não é necessário enumerar os incontáveis benefícios da prática do yoga para corpo e mente, mas é sempre bom reforçar que é uma das atividades de fitness que requerem menos acessórios. Sendo o tapete de yoga o único essencial. Já em nossas casas, qualquer coisa que não deslize pode servir – até um tapete normal. Depois resta seguir um dos inúmeros (bons) tutoriais de yoga que existem online.