Caminhadas à luz das estrelas Caminhadas à luz das estrelas

Caminhadas à luz das estrelas

Caminhadas à luz das estrelas

Caminhar pela noite dentro em plena natureza tem uma magia muito especial, e neste fim de semana de Lua cheia temos muitos eventos a acontecer.


Publicado em 30-Out-2020

Todos conhecemos as virtudes de uma boa caminhada para uma mente e corpo saudáveis. Sobretudo se for dada em comunhão com a natureza, num bosque ou perto do mar, mas à noite essa experiência pode ser ainda mais incrível e transcendental, por isso, se está pronto para embarcar em mais uma aventura, venha conhecer os percursos que preparámos.

Caminhada Noite de Halloween na serra de Sintra

No dia 31 de outubro passe o Halloween em plena serra de Sintra. Será um percurso fácil, apto a crianças desde os 10 anos, mas que levará os participantes por uma zona de bosques e mata num ambiente de muito mistério e suspense – com algumas surpresas pelo caminho.
Ponto de encontro: Praça Dom Fernando ll às 20h00. Final marcado para as 00h00. Reservas: aqui. Preço: 10 euros.

Caminhadas à luz das estrelas | Unibanco

Caminhada de Lua Azul na serra de Sintra

Também na serra, mas noutra ponta, junto à Malveira, uma caminhada para aproveitar o melhor da Lua azul – a segunda Lua cheia do mês. O trilho conduzirá à Pedra Amarela, excelente ponto para observar a Lua entre os pilares da ponte 25 de Abril e contemplar as vistas panorâmicas sobre Lisboa, o Tejo, e a linha do Estoril até ao Guincho, seguindo depois para a Peninha (e para um chá quente na Ermida de São Saturnino) antes de regressar. Dificuldade moderada, apto para crianças com mais de 12 anos.
Ponto de encontro: Malveira da Serra, junto do lavadouro público às 19h00. Final marcado para as 22h00. Reservas: aqui. Preço: 10 euros.

Noite de Lua cheia nos passadiços do Tejo

Ainda neste sábado, dia 31, pode rumar a Vila Franca de Xira para um grande passeio sempre ao lado do Tejo. O trajeto tem início no Cais da Póvoa, e daí segue ao longo dos passadiços do Tejo, seguindo sempre o rio. Perfeito para amantes de birdwatching e de fotografia, sobretudo sob esta “luz”. Trata-se de um passeio de dificuldade moderada, apto para crianças desde os 10 anos.
Ponto de encontro: Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa, em frente ao Café Porto de Abrigo às 19h30. Final marcado para as 22h30. Reservas: aqui. Preço: 10 euros.

Sexta-feira, 13 de novembro, no Porto

Venha conhecer o lado mais negro do Porto, com um roteiro terrorífico, dedicado às mais assustadoras e macabras histórias, que ocorreram na cidade ao longo dos tempos! A organização promete um serão divertido e surpreendente, mas faz um alerta: “O próximo grito que ouvir poderá ser mesmo o seu…!”

Ponto de encontro: Praça D. João I, frente ao Teatro Rivoli às 21h30. Reservas: aqui. Preço: 8 euros.

Caminhadas à luz das estrelas | Unibanco

Cinco dicas para um percurso noturno

1. Ver e ser visto
Utilize roupa com algum tipo de faixas refletoras. Não precisa de ir de árvore de Natal, mas convém assinalar a sua presença aos outros. Será também importante ter alguma luz extra, por isso tenha sempre à mão uma lanterna para poder usar. Ou na cabeça, com uma lanterna frontal. E certifique-se de que as pilhas estão boas.

2. Escolha bem o percurso
Prefira fazer uma caminhada organizada com guia ou, em alternativa, escolha sempre um percurso que já conhece bem, pois é muito mais difícil orientar-se depois de o Sol se pôr.

3. O aquecimento é fundamental
De noite, o corpo está mais cansado. Comece devagar, dando tempo aos músculos para aquecerem. Não se esqueça de que à noite as temperaturas descem, por isso, leve roupa muito confortável, respirável e térmica.

4. Água é essencial
Não é por ser de noite que pode descurar a ingestão de líquidos. Leve sempre pelo menos um litro de água (dependendo da duração da caminhada).

5. Proteção Covid-19
Não se esqueça de levar álcool-gel e máscaras de proteção individual. Para não usar máscara durante a caminhada é obrigatório respeitar o distanciamento social: 2 m lado a lado e 4 metros em fila.

Por C-Studio / Cofina Media