As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal

Nos Estados Unidos ainda falta para o Natal, porque antes há o jantar de Ação de Graças, que também reúne famílias inteiras à mesa à volta de um peru.


Publicado em 24-Nov-2021

O Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, é um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos onde, manda a tradição, as famílias se reúnem para agradecer a Deus pelas boas colheitas do ano.

Também é conhecido como “Dia do Peru” porque a ave é o prato principal das festividades, embora também fonte de grandes as preocupações: perus demasiado secos, esturricados, sem recheio ou com recheio intragável… as cenas cómicas à volta da sua preparação são uma fonte inesgotável de inspiração para inúmeras séries de televisão e no cinema. Dá para perceber que não é fácil preparar esta ave, mas o resultado final consegie ser extraordinário. Vamos então ver como se pode preparar um saboroso e suculento peru , mais tudo o que o acompanha, se quiser celebrar o Dia de Ação de Graças este ano − ou já a pensar num peru diferente na Ceia de Natal

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco

Prato Principal

No Dia de Ação de Graças não pode faltar um peru dourado no centro da mesa, bem acompanhado pelo recheio (Stuffing), dentro da ave e cá fora, como acompanhamento. O molho da carne (Gravy), o molho de arandos (Cranberry) e o puré de batata (Mashed Potatoes).  A receita, ou as receitas, ainda vão dar algum trabalho como se percebe – e demorar algumas horas – mas não são nada de muito complicado, por isso mãos à obra!

Ingredientes
Para o Peru:
1 peru (3 Kg serve mais ou menos 6 pessoas)
200 g de manteiga
1 garrafa de vinho branco
sal e de pimenta preta moída q.b.

Para o caldo do Molho:
Use todos os miúdos do peru e o pescoço.
Vegetais, como aipo, cebola, cenoura e alho.
Ervas frescas, como tomilho e alecrim.

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco

Para o Recheio:
50 g de manteiga
2 cebolas picadas
6 talos de aipo sem folhas picados
5 folhas de sálvia fresca picadas
1 pão de forma picado
½ chávena de nozes pecan picadas
½ chávena de passas (brancas e/ou pretas
3 chávenas de caldo de galinha
Pimenta preta moída q.b.

Para o molho de Cranberry (arando):
100 gramas de arandos
100 mililitros de vinho branco
 Sumo de uma laranja
 2 colheres de sopa de açúcar
 Sal e pimenta preta q.b.

Preparação do recheio:
Derreta a manteiga numa frigideira grande em lume médio e acrescente as cebolas e o aipo. Quando estiverem refogadas adicione a sálvia e deixe cozinhar por mais um par de minutos. Junte os restantes ingredientes, misture bem e apague o lume. Reserve.
A porção que servirá como acompanhamento (fora do peru), deverá ser assada no forno por cerca de quarenta minutos.

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco

Preparação do caldo:
Para fazer o caldo, junte todos os ingredientes e leve a ferver

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco

Preparação do peru:
Coloque a grelha no nível mais baixo do forno e ajuste a temperatura para 225 graus. Numa assadeira grande, que deixe alguns centímetros livres dos lados, coloque o peru com o peito para cima e tempere o interior com sal e pimenta. Uma grelha impede o peru de se agarrar ao fundo.
Recheie o peru imediatamente antes de o levar ao forno. Não antes. Não encha demasiado o peru e deixe algum espaço para que possa cozinhar uniformemente. Não se esqueça de tampar a abertura do pescoço.
Junte as pernas e amarre-as com um fio de cozinha (se fechar com um laço será mais fácil desamarrar no final). Unte o peru com a manteiga derretida e tempere com sal e pimenta.

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco

Cubra todas as partes visíveis do animal com um pano de algodão tipo gaze (um pano usado para os queijos é perfeito) previamente embebido na manteiga derretida e no vinho. Coloque o peru (pernas primeiro) no forno e asse durante 30 minutos. Volte a pincelar abundantemente o peru (e o pano) com a mesma mistura e reduza a temperatura para 180 graus. Repita o processo a cada 20 minutos, 30 minutos. O processo deve ser feito no forno e rapidamente, para não baixar a temperatura. Ao fim de duas horas retire o pano com cuidado, para não estragar a pele, e regue o peru com os sucos da assadeira. A partir dessa altura deve verificar a temperatura do peru (na parte mais grossa da coxa) e quando chegar aos 75 graus está pronto.

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco

Preparação do molho:
Assim que o peru terminar de cozinhar, transfira-o para uma travessa para descansar por 30 minutos. Entretanto verta os sucos na assadeira para uma taça e, descarte o excesso de gordura que subir à superfície. Coloque a assadeira em fogo médio-alto e adicione mais uma chávena de vinho (tinto ou branco) até ferver, procurando raspar todos os restos presos à assadeira. Adicione o caldo (apenas o líquido) e deixe ferver até reduzir para metade. Junte o suco da carne, e se o molho ainda estiver muito líquido pode adicionar uma colher de farinha (bem dissolvida num pouco do caldo) para engrossar. Coe para uma molheira.

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco

Preparação para o molho de arando:
Apesar de existirem algumas opções já feitas no mercado, o molho de arando é muto simples de preparar. Basta juntar o sumo de laranja, o vinho e os arandos numa panela. Levar ao lume (médio a baixo) por alguns minutos antes de adicionar o açúcar. Deixe ferver por mais 20 minutos e retifique os temperos com o sal e a pimenta antes de levar ao liquidificador.

Sobremesa

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco

Para a sobremesa, também temos alguns pratos muito tradicionais, como a Tarte de Nozes Pecan, e a nossa recomendação, a Pumpkin Pie (Tarte de Abóbora). Esta bastante mais simples de preparar, se não veja:

Ingredientes
Massa:
1 chávena de farinha de trigo
½ chávena de manteiga cortada em cubos pequenos
½ colher de chá de açúcar
½ colher chá de sal
2 a 4 colheres de chá de água gelada

Recheio:
2 chávenas de puré de abóbora (frio)
1 lata de leite condensado
2 ovos
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de gengibre em pó
½ colher de chá de noz-moscada

Preparação:
Para fazer a massa, misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga e mexa um pouco antes de colocar a água fria, mexendo sempre até unir a massa. Coloque a massa dentro de uma forma de tarte e vá abrindo a massa com as mãos.
Para o recheio, misture todos os ingredientes (o puré de abobora deve ser feito com antecedência) e bata num processador. Coloque esse preparado por cima da massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal | Unibanco


E pronto, o jantar está feito. Agora é tempo de desfrutar até porque, depois desta trabalheira toda, bem merece. Bom apetite!

Por C-Studio / Cofina Media