Árvores de Natal fora da caixa
Árvores de Natal fora da caixa
Se ainda não se dedicou às decorações de Natal, a boa notícia é que pode fazê-lo agora e aproveitar para ir mais além do tradicional e reinventar a sua árvore…
Publicado em 19-Dez-2019
Todos os anos, o ritual repete-se. A mesma árvore e as mesmas bolas encarnadas, brancas ou douradas. As luzes que já não acendem na totalidade, e um ou outro enfeite partido e já sem graça. E embora todos possamos concordar que a tradição da decoração de festas evoca sentimentos de conforto, nostalgia e alegria, o ato de limpar constantemente as agulhas de pinheiro caídas deixa muitos de nós sem vontade de dedicar tempo às decorações – principalmente quando se trata de uma casa sem crianças. E que tal, se aproveitar a oportunidade para fazer algo de diferente, seguindo as últimas tendências de decorações natalícias?
Segundo os especialistas, uma combinação vencedora é misturar diferentes materiais na mesma árvore, como por exemplo combinar figuras de madeira com bolas de vidro, criando um estilo que tem o equilíbrio perfeito entre o elegante e o rústico. Outra grande tendência bem presente nos produtos de uma das marcas de produtos de Natal mais famosas da Europa, a alemã KaetheWohlfahrt, são as figuras em vidro soprado, trabalhado e pintado à mão no atelier da marca alemã em Rothenburg, na Baviera.
Outra opção é substituir as bolas por figuras de madeira com diferentes acabamentos. É o caso de figuras que parecem vir diretamente da Lapónia, cobertas de branco ou as que têm aparência de pão de gengibre – novamente combinadas entre si ou com bolas de vidro. E o mesmo pode ser válido para a árvore… Diz quem entende do assunto que, este ano, o preto é uma tendência que ameaça destronar as cores clássicas, em verde, branco, encarnado ou dourado… Mas, e porque não azul? Do celeste ao turquesa, os diferentes tons de azul podem dar a uma sala de estar um ambiente festivo (e invernoso) muito diferente do habitual.
Bem mais arrojado é esquecer a utilização de uma árvore física e substituí-la por um rasgo de criatividade, o que também pode ser sinónimo de poupança e um pouco de trabalhos manuais. Alguma vez pensou em colar uma árvore na parede? Pode fazê-lo utilizando fotografias (ou polaroides) da família e amigos ou de locais onde esteve de férias e colá-las numa parede de forma a fazer o desenho de uma árvore. Outra hipótese é construir uma árvore colando galhos verdadeiros na parede e decorar a gosto com bolas, estrelas e até luzes.
E se a sua árvore for um escadote? Provavelmente nunca terá pensado nisso, mas além de funcionar como estante, um escadote pode ser uma excelente árvore de Natal! É tudo uma questão de puxar pela cabeça e pela imaginação… Para quem prefere um estilo mais minimalista e tem mais jeito para a bricolage, poderá ir um pouco mais longe e seguir o modelo Jubiltree criado há alguns anos por uma empresa norte-americana, e que ainda é muito popular no Instagram. Outro exemplo em tudo semelhante é o da Timbatree, que também pode ser reproduzido por si ou a pedido, no marceneiro perto de casa. O look final tem qualquer coisa de escandinavo…
Finalmente, seja qual for a sua opção, evite enfeites e acessórios de plástico e não ponha a árvore em locais de passagem, caso contrário a decoração por mais bela e original vai tornar-se irritante. Lembre-se de que, nesta época do ano, tudo o que se deseja é paz e harmonia…
Por C-Studio / Cofina Media