A arte de decorar uma mesa de jantar ‘millennial’ A arte de decorar uma mesa de jantar ‘millennial’

A arte de decorar uma mesa de jantar ‘millennial’

min de leitura

Saber decorar uma mesa de jantar está ao alcance de todos nós. Basta seguir algumas das dicas que aqui lhe deixamos e estar atento ao Instagram…


Publicado em 06-Jan-2022

Com tantas pessoas a dedicarem-se à cozinha e à decoração da casa durante a pandemia, o chamado tablescaping assistiu a um renascimento, tornando-se uma hashtag tão popular entre os millennials como #ootd ou #foodporn. Em português tablescape é qualquer coisa como a “arte de decorar uma mesa de jantar” ou “arranjar uma mesa-cenário”. E porque estamos a falar nisto? Porque todos esperamos que este seja o ano em que vamos – finalmente – regressar a hábitos antigos, a poder receber família e amigos nas nossas casas, sem qualquer tipo de restrições. Por isso nada como começar a fazer planos para que esses primeiros encontros sejam memoráveis, aprendendo a fazer a decoração de uma mesa de jantar digna de uma capa de revista – perdão – de um post de Instagram!

Além do fenómeno das redes sociais, a grande diferença para o tempo dos nossos pais ou avós é que hoje em dia a liberdade criativa é muito maior [não confundir não cumprimento de regras de etiqueta básicas]. E a grande vantagem para quem não confia muito no seu instinto é que existem inúmeras contas dedicadas à arte do tablescape, com criadores de conteúdo (e marcas) a partilhar dicas sobre como decorar uma mesa de jantar…

O centro de mesa

A primeira lição é garantir que tem sempre uma peça central para colocar na mesa – podem ser flores, velas ou frutas e vegetais da estação. Este cenário de mesa será a pièce de résistance que abre o caminho para tudo o que vai acontecer na sua mesa, influenciando a louça que vai escolher, os copos, os guardanapos e, no limite, até o que vai servir.

A toalha

Comece pelo início e o início é geralmente a escolha da toalha de mesa ou de individuais a partir dos quais poderá começar a construção do seu “cenário”. Poderá acrescentar camadas de tecidos, e até usar mantas no lugar de toalhas, misturando com guardanapos de outros padrões ou peças com cores ou designs que os complementem. Outra possibilidade será não utilizar toalha de todo e jogar com a textura e a cor da mesa, seja de madeira ou de um minimal MDF branco.

O serviço de jantar

A escolha dos pratos é outro dos momentos-chave que vai ditar o resultado final. Também aqui não existe uma abordagem certa ou errada. Há quem prefira manter um estilo e design clássico, com tons e motivos a condizer, e quem prefira uma abordagem mais arrojada e tenha uma capacidade única para selecionar pratos coloridos e combinar padrões aparentemente incompatíveis.


Assimetrias

Embora muitas pessoas pensem que a simetria é essencial no layout de uma mesa perfeita, não deve descartar a possibilidade de apostar num pouco de caos. A assimetria pode muitas vezes funcionar muito melhor – depende do tamanho e da forma da mesa e também da personalidade de cada um de nós, por isso arrisque e experimente mexer as coisas, tirá-las da sua posição tradicional e veja o que funciona melhor para si.

Flores e um toque pessoal

Outra dica profissional envolve a incorporação de elementos florais para adicionar um toque mais pessoal, mesmo quando se trata de uma mesa mais formal. Tal como a comida, as flores têm estações. Na primavera e verão são várias as opções: narcisos, lilases, peónias, zínias, lírios ou girassóis. No outono, amores-perfeitos, dálias, galhos e plantas com bagas, enquanto no inverno, camélias, tulipas e arranjos com folhagens ou flores plantadas são uma boa alternativa. Marcadores com o nome dos convidados manuscrito, um objeto de família ou que relembre memórias conjuntas, ou até um bolo com uma decoração personalizada podem tornar a mesa mais especial e intimista.

E o mais importante…

…divirta-se! Como acontece com qualquer tarefa criativa e artística é normal que não alcance a perfeição logo na primeira tentativa. Tire prazer destas experiências, continue a criar novos cenários na sua mesa de jantar e teste todas as ideias, porque a prática leva à perfeição!

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.