6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro 6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro

6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro

min de leitura

Soluções inteligentes para renovar a casa, mesmo a cozinha ou a casa de banho, sem grandes dores de cabeça e sem gastar muito dinheiro.


Publicado em 02-Fev-2022

A palavra renovação está quase sempre associada a grandes obras em casa, gastos dispendiosos, muitos orçamentos e todo o tipo de dores de cabeça. No entanto, existem algumas formas de remodelar a casa sem gastar muito dinheiro ou, pelo menos de encontrar uma fonte de financiamento que o permita fazer de uma forma simples, clara e segura. Sem gerar preocupações desnecessárias, e permitindo tornar a casa num espaço mais bonito, confortável e acolhedor.

As repercussões serão imediatas no bem-estar físico e mental de quem habita esse espaço, e não restam dúvidas, também, de que o parque habitacional em Portugal necessita urgentemente de uma reforma – é o que se percebe nos dados divulgados pelo Eurostat, que nos colocam entre os cinco países da União Europeia com menos condições económicas para manter as casas devidamente aquecidas. O estudo avança mesmo que 19% dos portugueses estão em situação de pobreza energética.

Claro que existem inúmeras formas de mudar a casa, e que toda e qualquer remodelação pode custar mais ou menos dinheiro, dependendo do orçamento de cada um, mas as próximas 6 dicas vão ajudar a fazê-lo de forma mais económica:

6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro | Unibanco

1 Dê uma (de)mão à casa

Por vezes tudo que é necessário é dar uma boa demão de tinta fresca. Não se trata apenas de cosmética, pois ao aplicar uma tinta mais adequada ao espaço − por exemplo uma tinta anti-humidade ou mofo −, vai ajudar a proteger melhor a casa e quem nela habita. Optar por tintas mais ecológicas, por outro lado, reduz a entrada de químicos em casa e depois, claro, mudar a cor das paredes é uma excelente forma de injetar vida nova numa divisão.
Na maioria dos casos pode até ser encarada como uma tarefa de fim de semana, para realizar em família, e sem necessidade de recorrer a pessoal especializado. Com isso consegue-se poupar mais algum dinheiro.

6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro | Unibanco

2 Melhorar a eficiência energética

O tema está na ordem do dia, pois permite poupar nas faturas da luz e do gás, proteger o meio ambiente e ainda criar um ambiente mais acolhedor. Infelizmente, este tipo de obras, como trocar as janelas antigas por outras mais eficientes ou instalar isolamentos térmicos e de aquecimento, obrigam a investimentos avultados. É aqui que entra o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, atualmente em vigor. Com este programa passa a ser possível recuperar boa parte desse investimento, com taxas de comparticipação que podem chegar aos 85% (embora existam valores limite). As candidaturas continuam abertas até ao dia 31 de março, e toda a informação pertinente pode ser consultada no site do Fundo Ambiental.

6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro | Unibanco

3 Remodelar a casa de banho

Pelo uso, a casa de banho é um dos espaços de maior desgaste em casa, mas pode ser também um dos mais complexos de renovar. Especialmente se a renovação implicar mexer nas canalizações. Dito isto, é perfeitamente possível dar uma cara nova à casa de banho sem deitar tudo abaixo. Trocar velhos sanitários, como bidés ou sanitas, por outros não obriga a grandes obras, tal como substituir torneiras desatualizadas e pouco funcionais por outras mais eficientes, práticas e amigas do ambiente. São intervenções que requerem um simples trabalho de canalizador − ou nem isso se tiver mais jeito para a bricolage.
Idem para novos armários, que ofereçam melhor arrumação. Toalheiros mais modernos ou de acordo com a decoração do resto da casa. Mesmo no caso do chão e das paredes, mesmo que revestidos a azulejos, é perfeitamente possível fazer uma renovação total sem qualquer demolição. Tintas especiais para azulejos, revestimentos vinílicos ou em microcimento, que se colocam por cima dos azulejos existentes são, hoje em dia, soluções amplamente disseminadas na indústria.

6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro | Unibanco

4 Remodelar a Cozinha

Tudo o que anteriormente foi dito em relação à casa de banho é válido obviamente para a cozinha. Aqui também, um pequeno gesto pode fazer muito, sendo um bom exemplo uma simples troca de puxadores nos armários, que consegue alterar todo o look da divisão. Mesmo a troca de portas, uma mudança ainda mais radical, não implica qualquer alteração estrutural, e é uma tarefa relativamente simples de concluir.
A cozinha pode também ser uma das divisões mais dispendiosas de renovar, sobretudo se optar pela troca dos grandes eletrodomésticos. Nesse caso, opte sempre que possível por aparelhos com a melhor classificação energética, pois serão estes que permitirão poupar a longo prazo. De referir, aqui, que as velhas classificações de A++ foram substituídas em meados do ano passado por outras mais exigentes e próximas da utilização normal dos eletrodomésticos. Um esforço semelhante ao da Indústria Automóvel. Assim, as novas etiquetas energéticas estão classificadas de A a G. Os consumos dos eletrodomésticos surgem agora em kWh, a mesma unidade de medida das faturas de energia, e passam a divulgar outros dados complementares que façam sentido para o tipo de eletrodoméstico em questão, como os consumos de água ou os níveis de ruído. Uma etiqueta QR Code facilita também o acesso à ficha técnica do modelo.

6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro | Unibanco

5 Dê uma nova luz à casa

A iluminação interior é um fator essencial para criar um bom ambiente. Já uma iluminação incorreta pode deitar tudo a perder e arruinar mesmo a decoração mais dispendiosa. Regra geral, propósitos diferentes requerem tipos de iluminação diferente. Ou seja, uma zona da casa destinada ao descanso requer uma luz mais fraca e quente ao passo que para zonas de estudo ou trabalho recomenda-se uma iluminação mais clara, que facilite a concentração. A boa notícia é que as novas luzes LED inteligentes oferecem todos esses ambientes numa só lâmpada e ao simples toque de um botão − ou até de um comando de voz, utilizando um assistente digital como o Google Home ou Alexa.

E o que melhor do que a luz natural para iluminar a casa e ainda poupar eletricidade? Os espelhos à janela são ótimos aliados porque refletem luz natural para o interior da casa. Esta é uma das várias dicas de como poupar energia que partilhámos neste blog.

6 dicas para remodelar a casa sem gastar muito dinheiro | Unibanco

6 Procurar financiamento

Qualquer remodelação está, obviamente, condicionada budget disponível. Mas por vezes a obra é urgente ou não faz qualquer sentido adiar a renovação. Para esses casos a solução passa muitas vezes por uma solução de financiamento que deve, obviamente, ser a mais adequada. É para estes momentos que o Unibanco oferece soluções de crédito pessoal de 5 000 a 75 000 euros, e mensalidades de 24 a 84 meses. Todo o processo pode ser convenientemente tratado online, rapidamente e em total segurança. As soluções de crédito Unibanco não têm quaisquer comissões de abertura e estão disponíveis para os clientes de todos os bancos. Pode conhecer melhor as condições e fazer a simulação na página da instituição.